segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Culto da tarde...

O Pr. Jónatas Lopes trouxe-nos uma mensagem sobre a vida Josias, o rei de Israel que começou a governar com apenas 8 anos de idade (II Reis 22:1-2).
Havia a necessidade de que alguém fizesse uma grande reforma na nação, pois o povo não estava a fazer aquilo que Deus desejava e, em I Reis 13:2, um profeta prediz o nascimento de Josias e as mudanças que Ele levaria a cabo, através de uma liderança sob a direcção de Deus.
Quando nos entregamos nas mãos de Deus e fazemos a Sua vontade, Ele transforma a nossa vida e a dos que estão à nossa volta.
É importante notar que Josias começou a governar quando ainda era criança; tinha apenas 8 anos quando assumiu a liderança do povo... Mas, a sua pouca idade não o impediu de alcançar êxito na sua missão. A Bíblia diz que nem antes nem depois dele, houve um rei tão bem sucedido. Contudo, muitas vezes, nós colocamos os mais diversos entraves: a pouca ou a muita idade, o aspecto físico, etc, etc. "... Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê com vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração" (I Samuel 16:7). Que bom que Deus não vê como nós!

II Reis 22:2 diz que Josias fez o que era recto aos olhos do Senhor. Oxalá tenhamos desejo de o imitar, pois é a Deus que devemos agradar. Mas, infelizmente, muitas vezes, procuramos é obter a aceitação dos outros e acabamos por desagradar a Deus.

Josias fez aquilo que tinha a fazer, aquilo que Deus queria que Ele fizesse. E fê-lo independentemente dos custos que isso poderia vir a ter. Deve ser também essa a nossa postura.

Havia necessidade de se fazer obras no templo e Josias tratou logo de tudo. Contratou os trabalhadores e comprou os materiais necessários à remodelação. É de salientar o que diz o verso 7: "Porém, não se pediu conta do dinheiro que lhes entregara nas suas mãos, porquanto procediam com fidelidade". Infelizmente, nos dias que correm, muitas pessoas procuram servir as suas próprias necessidades em vez de servirem fielmente a Deus.

O verso 11 mostra-nos a reacção do rei ao ouvir ler o Livro da lei. Ele rasgou os seus vestidos. Mas, o que significará isto? Rasgar as vestes era sinal de quebrantamento. E qual é a nossa atitude perante a Palavra de Deus? Muitas vezes, lemos a Bíblia como se fosse um livro qualquer. Devemos ler e estudar a Palavra de Deus e meditar nela. E quando o fazemos, somos quebrantados, tal como aconteceu com Josias.

Após ouvir a Palavra do Senhor Deus, o rei apercebeu-se de que o que o povo tinha vindo a fazer o que desagradava a Deus. Então, era preciso mudar de rumo, procurando fazer a vontade de Deus para que a Sua ira se aplacasse. Mas, por que é que o furor do Senhor se tinha acendido contra eles? O povo tinha caído novamente no pecado da idolatria. Queriam ser como os outros povos e desejavam coisas palpáveis, queriam ter deuses visíveis. Quantas vezes não desejamos nós também ser como os outros?!

O versículo 15 mostra que o pecado tem sempre consequências. Quando nos arrependemos genuinamente, Deus perdoa-nos, mas não nos isenta das consequências das nossas escolhas insensatas. Quantas vezes não ouvimos dizer por aí "Vive a vida!"? Esta frase é um convite a vivermos fora dos limites de Deus. Porém, nós devemos é viver a vida que Deus tem para nós, pois só assim nos sentiremos completos. Nos versos 18 e 19, vemos que quando adoptamos uma atitude de humilhação e arrependimento, Deus ouve-nos. Quando confessamos os nossos pecados, restabelecemos a nossa ligação com o Pai Celestial, pois Ele não nos ouve quando existe pecado na nossa vida, uma vez que este causa separação entre nós e o Deus Santo.

Em II Reis 23:1-3, vemos que o rei convocou todo o povo a renovar a aliança com Deus e todos se comprometeram em guardar e seguir os mandamentos do Senhor. Às vezes, precisamos de renovar a nossa aliança com Deus, o nosso compromisso de O servirmos com todo o nosso coração e com toda a nossa alma, pois, muitas vezes, somos mais consumistas das bênçãos de Deus do que Seus servos.

Nos versículos seguintes, lemos que Josias retirou as imagens e tudo o mais que desagradava a Deus, pois sabia bem aquilo que Deus desejava para a vida do povo. II Crónicas 35:1-2 afirma que Josias celebrou a Páscoa. O que é a Páscoa? Qual a sua origem? A Páscoa teve início na altura da libertação do povo de Israel da opressão sofrida no Egipto. Portanto, Páscoa é libertação. Actualmente, comemoramos a Páscoa na presumível data da Ressurreição de Jesus, pois celebramos a nossa libertação do pecado que Ele consumou ao ir à cruz morrer por nós.

Josias foi um excelente rei, melhor do que qualquer um que governou antes ou depois de si, pois animou o povo a fazer o que era correcto, levou-os a servir a Deus de todo o seu coração. Foi autor de uma grande reforma na vida do povo daquela nação. Sigamos o seu exemplo e empreendamos as reformas necessárias, de modo a agradarmos ao nosso Deus!

Sem comentários:

Enviar um comentário