quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Culto de Estudo Bíblico...

Continuamos a estudar a pessoa de Jesus. Mateus 16:13-16 foi o texto bíblico que serviu de base ao nosso estudo. Depois de algum tempo a observarem Jesus, os discípulos estavam agora em condições de dizer quem Ele era. "E vós, quem dizeis que eu sou?" - perguntou-lhes Jesus. O impulsivo Pedro disse convictamente: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo". E em tão poucas palavras, Pedro disse tanto! Ao afirmar que Jesus era o Cristo, disse que Ele era o Messias Prometido. Quando afirmou que era Filho referiu a Sua ligação umbilical com Deus, isto é, evidenciou a divindade de Jesus. Quando declarou que o Seu Pai era o Deus Vivo, apontou para a presença contínua nas nossas vidas do Único e Verdadeiro Deus.
"Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo". O conhecimento que Pedro tinha acerca de Jesus levou-O a fazer esta maravilhosa confissão. E nós, o que é que dizemos acerca de Jesus? Quem é Jesus na nossa vida? O que é que as nossas palavras e as nossas acções e atitudes dizem sobre Jesus? A diferença que Ele faz na nossa vida deve ser visível aos outros. E é?! Oxalá façamos, diariamente, uma análise séria, procurando sempre que as nossas palavras e os nossos actos sejam reflexo da presença de Deus em nós. Pedro focou a divindade de Jesus. Sabemos que Jesus é 100% divino. Porém, Ele também foi 100% humano. Analisemos agora a Sua humanidade. Na Bíblia, há várias passagens que confirmam que Ele também era humano. Em João 4:6-7, vemos que Jesus se cansou e teve sede. Em João 11:35, verificamos que Ele chorou. Mateus 4:2 afirma que Ele teve fome. Cansaço, sede, dor e fome são características que revelam que Jesus também era 100% humano. E o facto de Ele ter sido tentado (Mateus 4:1-11) também comprova a Sua humanidade.
Jesus, na Sua humanidade, resistiu às tentações, mostrando-nos que é possível levarmos uma vida que agrade ao Pai Celestial. E como é que Jesus resistiu? Cada vez que era tentado, Jesus dizia a satanás: "Está escrito", que é o mesmo que dizer "A Bíblia diz". Então, é de extrema importância conhecermos a Bíblia, a Palavra de Deus. Durante as tentações, Jesus respondeu com a Palavra de Deus, tendo resistido sempre. Esta é também a forma de nós resistirmos. "A Bíblia diz"... Quantas vezes usamos esta expressão? Infelizmente, tendemos a substituí-la por outras como "Eu acho", "Eu penso"....

Sem comentários:

Enviar um comentário