quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Culto de Estudo Bíblico...

Continuamos a falar na pessoa de Jesus e, hoje, o Pr. Jónatas Lopes trouxe-nos um estudo sobre a Sua morte. Mateus 16:21 mostra-nos que Jesus sabia aquilo que lhe iria acontecer. Este versículo contém uma profecia Sua sobre a Sua própria morte, o que prova que Ele estava plenamente consciente do sofrimento atroz que teria de suportar, durante a crucificação. O facto de Jesus saber, previamente, tudo aquilo por que iria passar, deve levar-nos a valorizar ainda mais o sacrifício que Ele fez para nos salvar. Neste verso, Ele até menciona as pessoas que o fariam padecer. Cristo sabia, de antemão, tudo o que lhe iria acontecer e, portanto, também sabia que a história não terminaria na morte. Ele sabia que ressuscitaria ao terceiro dia e disse-o aos Seus discípulos. Porém, nesta altura, eles ainda não sabiam bem quem era Jesus. Eles só se aperceberam de quem Cristo realmente era quando Ele ressuscitou. Tomé, inclusivamente, precisou de ver as marcas da crucificação para crer que estava, de facto, perante Jesus! Oxalá não sejamos como ele.
Em Mateus 27:34-35, ficamos a perceber que tipo de morte suportou Jesus. Ele foi extremamente humilhado e até o pouco que tinha lhe tiraram, pois repartiram entre si as Suas vestes. E, escarnecendo dEle, sobre a Sua cabeça, colocaram uma coroa de espinhos e uma inscrição que continha as palavras "Este é Jesus, o Rei dos Judeus", as quais constituíam a Sua acusação.
Mateus 27:38 afirma que Jesus foi crucificado ao lado de 2 ladrões. Será que conseguimos imaginar o cenário e a extensão da humilhação? Jesus, que deu tanto de Si mesmo e que só praticou o bem, uma pessoa completamente inocente, ali, crucificado ao lado de 2 salteadores, como se Ele próprio também fosse um malfeitor. E, aqui, uma pergunta impõe-se: "Jesus foi à cruz voluntariamente?" João 10:17-18 dá-nos a resposta. Sim, Jesus morreu por nós, voluntariamente. Ele entregou-se de livre vontade! Mas, não terá Ele desejado livrar-se disso? Sim. A dada altura, angustiou-se ao imaginar o sofrimento que teria de suportar e orou: Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua" (Lucas 22:42). A segunda parte do versículo é deveras importante, pois Jesus "abandona-se" à vontade do Pai! Oxalá sigamos o Seu exemplo! Oxalá sejamos corajosos ao ponto de dizermos a Deus para que seja a Sua vontade a prevalecer!
João 3:18 revela a condição do homem sem Cristo. Quem não crer, já está condenado, afirma este versículo. É importante reparar que não diz "será condenado". Afirma que já está condenado! Muitas vezes, porque sabemos que Deus é amoroso e gracioso, achamos que podemos viver como muito bem entendermos. Deus ama-nos, é um facto. E ama-nos muito. E, portanto, como Pai amoroso que é, e à semelhança do que acontece com os pais terrenos, impõe-nos limites. Oxalá nos esforcemos por viver dentro desses limites, de modo a agradar-Lhe! Demos cada vez mais de nós mesmos para a honra e glória de Deus. Oxalá tenhamos Cristo como referência, pois Ele até se entregou à morte para levar as pessoas condenadas até Deus (IPedro 3:18).

Sem comentários:

Enviar um comentário