domingo, 7 de novembro de 2010

EBD...

"Ser cuidadoso" foi o título da nossa lição da Escola Dominical de hoje, a qual nos foi apresentada pelo irmão Valter Roque. Efésios 5:15-21 foi o texto bíblico que lhe serviu de base, um texto, que, como frisou o Ir. Valter, faz mais sentido se inserido em todo o seu contexto, o da restante carta aos Efésios. Tal como não lemos apenas uma parte de uma qualquer carta que eventualmente recebamos, também não o devemos fazer com a carta que o apóstolo Paulo escreveu à igreja de Êfeso, uma igreja que ele conhecia muito bem, pois já tinha passado algum tempo com eles (cerca de 3 anos). Daí, Paulo referir-se especificamente aos Efésios, dando instruções e exortações concretas. Recordamos que se tratava de uma igreja constituída essencialmente por gentios e que Paulo estava a escrever em circunstâncias muito difíceis. Ele estava preso em Roma.
Este texto começa de uma forma pouco usual para uma carta. São palavras que nos abateriam se as analisássemos isoladamente. Porém, isto vem na sequência de várias exortações. Daí a importância de conhecermos bem o contexto. "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus" (Efésios 5:15-16). Paulo exorta-nos a ter uma conduta exemplar, não apenas em determinados contextos, mas sempre... na igreja, no local de trabalho, na nossa família. Mas, como é que isto é possível? Apenas através de uma comunhão íntima com Deus. Só através do conhecimento e do reconhecimento de Deus nos nossos caminhos é que conseguiremos isso. Paulo aconselha-nos a andar sabiamente. E aqui, talvez seja pertinente recuarmos até Efésios 1:17-20. Verificamos assim que, em Efésios 5, Paulo reforça o que havia dito anteriormente.
Paulo aconselha-nos a remir o tempo, porque os dias são maus. Isto é, devemos aprender a gerir bem o tempo que temos. Actualmente, isto parece impossível de se fazer, pois a agitação do dia-a-dia não nos deixa tempo livre. Porém, Eclesiastes 3:1 afirma que há tempo para todo o propósito. E, aqui, talvez seja relevante falarmos de uma expressão que não é muito usada - dízimo do tempo. Quanto do tempo que passamos acordados, guardamos para estar com o nosso Deus? Será que Lhe dedicamos, no mínimo, uma décima parte desse tempo? Temos intimidade com o Pai Celestial, diariamente? Procuremos ter tempo de qualidade com Ele. Efésios 1:17-20 exorta-nos a ter um conhecimento cada vez mais profundo de Deus, pois isso dar-nos-á sabedoria e esperança. Ou seja, não se trata de conhecimento por conhecimento, mas de um conhecimento pleno, um conhecimento com um objectivo específico: obter sabedoria para compreendermos claramente o que Deus nos revela, para entendermos a Sua vontade. E, Deus, não nos dá apenas sabedoria. Ele dá-nos algo mais, algo que ninguém nos pode tirar: esperança (Efésios 1:18). Ou seja, este conhecimento profundo do nosso Deus também nos leva a entender a extensão da herança que nos está reservada, a vida eterna. Também passamos a compreender melhor o poder de Deus, aquele poder que foi capaz de ressuscitar Jesus (Efésios 1:19-20). Vale a pena ler mais sobre este poder em Efésios 3:20? Que poder é este que em nós opera? Não temos dúvidas de que Deus é poderoso... Mas, para fazer o quê? Este versículo dá-nos a resposta. Para fazer "muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos..." Que maravilha! Nada está fora do alcance do poder de Deus. Em Efésios 5:17, Paulo exorta-nos a que entendamos a vontade de Deus. Às vezes, não nos contentamos em saber qual é a vontade de Deus... Queremos saber qual é a vontade de Deus para a nossa vida. A vontade de Deus é que O amemos acima de todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos. Esta é a vontade de Deus para nós. Não achamos suficiente? Mas, é trabalho para a vida toda... É óbvio que também devemos procurar conhecer a vontade de Deus para uma situação específica da nossa vida, mas, a vontade de Deus resume-se ao amor para com Deus e para com o próximo. Em Efésios 5:18, Paulo faz referência a aspectos práticos do quotidiano, aconselhando-nos a que não nos embriaguemos, mas a procurarmos ser cheios continuamente do Espírito Santo. E Efésios 1:22-23 dá-nos uma achega sobre o que é significa ser cheio do Espírito Santo. É Deus que enche a igreja com a Sua presença. Esta exortação para nos enchermos continuamente do Espírito é também para que tenhamos temperança e para que as exortações que fazemos uns aos outros venham de um coração a transbordar de louvor a Deus.
Como consequência da presença de Deus na nossa vida, nós devemos ser agradecidos (Efésios 5:20). Olhemos para trás e vejamos como Deus tem cuidado de nós! Sejamos gratos por tudo o que Ele faz, e por aquilo que Ele é, na nossa vida. É possível dar graças a Deus em todas as circunstâncias, até nas adversas? Sim, é possível. É difícil, mas não é impossível! Leiamos Jeremias 29:1-7. Os Israelitas estavam cativos, na Babilónia. E, para espanto deles, Deus mandou-os plantar jardins e edificar casas naquele país estranho, no meio do povo que os oprimia. Deus foi ainda mais longe. Disse-lhes para orarem por eles! "Em tudo dai graças". Às vezes, não é fácil, mas temos de compreender que "todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Romanos 8:28). Este texto termina com um apelo para que nos sujeitemos uns aos outros, no temor de Deus. O que significará isto? Filipenses 2:3 ajuda-nos a entender isto. "Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo". Sujeitarmo-nos uns aos outros significa ter respeito pelos outros, considerando-os superiores a nós mesmos. Não nos esqueçamos que somos todos membros de um corpo, a Igreja de Cristo, pelo que deve haver respeito mútuo. A riqueza do texto Bíblico é imensa! Aceitemos estas exortações para glória de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário