sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Culto de Estudo Bíblico...

No último Culto de Estudo Bíblico, ficámos a conhecer um pouco mais acerca da vida de Jesus Cristo. Quem foi Jesus? Porque veio a este mundo? Mateus 1:21 revela o propósito da vinda de Cristo. Ele veio para salvar o pecador. E quem são os pecadores? À luz de Romanos 3:23, é toda a humanidade, pois "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus". Porém, Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigénito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16).
Em que aspectos se desenvolveu Jesus? Lucas 2:52 afirma que Ele crescia em sabedoria, em estatura e em graça, para com Deus e os homens. Isto é, ao mesmo tempo que crescia fisicamente, Jesus crescia intelectual e espiritualmente. Oxalá isto também aconteça connosco. É verdade que muitos de nós já não podem crescer fisicamente, mas, em sabedoria e espiritualmente, podemos crescer sempre. Como? Através da oração e da leitura da Bíblia e de bons livros. Jesus crescia em todos os aspectos, diante de Deus e dos homens. Ou seja, o Seu crescimento era visível a Deus e aos homens.
Em Mateus 4:23, encontramos algumas das actividades características do ministério de Jesus. Ele ensinava a Palavra; Ele pregava o Evangelho e Ele curava os enfermos. Nos dias que correm, verificamos que muitos já não dão ao ensino da Palavra de Deus a importância devida e que muitas pregações não apontam para a Cruz de Cristo. Contudo, a pregação do Evangelho tem de conter a mensagem da Cruz, tem de mencionar o sacrifício de Jesus em prol do pecador. A ênfase, actualmente, vai para as curas. É verdade que Jesus curava e também é verdade que Ele continua a curar nos dias de hoje. Contudo, Ele é soberano e, portanto, só cura se o entender fazer e, quando o faz, é no Seu tempo e não no nosso. Não percamos a visão do ensino da Palavra e da pregação do Evangelho!
Em Lucas 22:25-27, encontramos alguns aspectos que caracterizaram a liderança de Jesus. Neste texto bíblico, vemos que, segundo Jesus, ser líder é ser servo. Isto opõe-se claramente à ideia que vigora na nossa sociedade, pois, para a maioria das pessoas, liderar é sinónimo de mandar. Porém, liderar é levar os outros a fazer algo; é influenciar. Assim, qualquer servo pode ser líder, basta que influencie alguém. Jesus também mostrou que um bom líder não busca destaque. Liderar não é "aparecer". Liderança é entrega total. Não procuremos o destaque pessoal. Oxalá possamos servir, não para nos engrandecermos, mas para glorificar a Deus. Nós somos os braços de Deus, aqui na Terra, e Ele conta connosco. Sejamos boas testemunhas da Sua misericórdia e da Sua graça!

Sem comentários:

Enviar um comentário