segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Culto de Ceia e EBD...

Na nossa Escola Dominical, falámos sobre a vida do casal, uma lição que nos foi trazida pelo Pr. Jónatas Lopes e que teve suporte bíblico em Efésios 5:21-24. Cada vez mais, os casais estão desavindos. O divórcio é uma constante na nossa sociedade e os filhos, quando os há, são as principais vítimas da separação. Como tudo seria diferente se os adultos, antes de tomarem decisões, muitas vezes, irreflectidas, pensassem nas crianças e nas consequências que tal acto terá na sua vida! Oxalá pensassem também no bem-estar dos filhos e não somente no seu!
O texto bíblico da nossa lição é sobejamente conhecido, mas também é - e provavelmente na mesma proporção - menosprezado... Isto, porque muitas pessoas consideram-no completamente desactualizado. Mas, será assim mesmo? Obviamente que não. A Palavra de Deus jamais ficará desactualizada! Efésios 5:21 diz que devemos sujeitar-nos uns aos outros no temor de Deus. Isto é, somos desafiados a ser submissos uns aos outros. Porquê? "Pelo respeito que têm a Cristo", diz uma tradução. Será que é isto que vemos nos relacionamentos nos dias de hoje? Onde é que mais falhamos? É precisamente na falta de humildade. Na maioria dos relacionamentos, impera a arrogância e a altivez.
O versículo 22 contém uma afirmação que tende a ser mal interpretada e, como tal, desagrada às mulheres e alimenta o ego dos homens machistas. "Vós, mulheres sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor". Como é que o machista interpretaria isto? Provavelmente, faria uma tradução do género: "Mulheres, humilhai-vos aos vossos maridos; obedecei-lhes sem questionar!" Porém, é óbvio que quando Deus está presente no casamento, estas atitudes não podem existir. Atitudes que revelam superioridade não podem coexistir com a presença do Deus que não faz acepção de pessoas e que, através de Paulo, nos pede que consideremos os outros superiores a nós mesmos (Filipenses 2:3). A ideia aqui implícita é a existência de respeito das mulheres para com os maridos, como sendo os responsáveis máximos do lar. O verso 23 afirma que o homem é o cabeça do lar, assim como Cristo é o cabeça da Igreja. Isto é, o marido deve cuidar da esposa e protegê-la e promover o seu bem-estar para que ela possa ser a mulher virtuosa retratada em Provérbios 31. É isto mesmo que o autor do livro "As cinco linguagens do amor" afirma nessa obra. Ele diz que a mulher é como um poço e que o marido deve enchê-la de coisas boas, para que possa transbordar e "inundar" a família com coisas agradáveis. Não devemos entrar no casamento com o objectivo de satisfazer as nossas necessidades, mas com o de responder às necessidades do nosso cônjuge.
O versículo 24 diz que as mulheres devem ser submissas em tudo, aos maridos, assim como a Igreja está sujeita a Cristo. O que significará isto? Precisamos de compreender isto no amor do Senhor... Paulo vem trazer valor ao casal e não retirar valor à mulher, pois não poderia entrar em contradição com Provérbios 31 que evidencia a importância da mulher ( virtuosa) na vida familiar. O homem pode ter a responsabilidade máxima, sem impor a sua vontade como se de um ditador se tratasse. Ele deve ouvir a mulher e zelar para que ela se sinta bem na relação.
O versículo 25 contém uma ordem para os maridos. Eles devem amar as suas mulheres do mesmo modo que Cristo amou a Igreja. Que tipo de amor é este? É uma amor sacrificial. Jesus morreu pela Igreja. Então, que ideias retiramos deste verso? Eis algumas: - Se os maridos amarem as suas mulheres, não poderão ter atitudes machistas, pois o machista só se ama a si próprio. E um homem que ama a esposa, procura suprir as necessidades dela, não é egoísta. Amar é também abdicar do nosso "eu". - Os maridos devem dar a vida pelas suas mulheres. Infelizmente, nos dias que correm vemos mais o oposto: os homens a tirarem a vida das mulheres. E este "tirar a vida" nem sempre é literal. Eles tiram-lhes a vida no dia-a-dia, não as deixando ter ideias próprias, não as deixando participar nas decisões que dizem respeito à família, etc. É fundamental que haja respeito pelas mulheres, tendo em conta que há diferenças entre os sexos. Ser casal é respeitar essas diferenças e, consequentemente, as necessidades - também elas diferentes - um do outro. - Os homens também devem dar a sua vida para que a mulher tenha beleza. Isto é, os maridos devem ajudar as mulheres para que elas possam ter tempo para cuidar de si (v.26).
Quando homem e mulher casam, tornam-se um só corpo para tudo e em tudo e, portanto, as soluções para os seus problemas devem ser encontradas entre eles. Não devem depender, diariamente, de terceiros. Quantas vezes, as coisas não correm bem porque um deles se recusa a cortar a ligação umbilical com os pais? É nosso desejo e oração que os casais da nossa Igreja ponham em prática, diariamente, a Palavra de Deus, a fim de terem lares saudáveis e felizes!

Sem comentários:

Enviar um comentário