quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Culto de Estudo Bíblico...

O Pr. Jónatas Lopes trouxe-nos um estudo sobre a ressurreição de Jesus. "Haveria algo a acrescentar ao sacrifício de Jesus?" Esta foi a pergunta que serviu de mote ao estudo. Hebreus 10:12-14 responde. Neste texto bíblico, verificamos que o singular sacrifício de Jesus é completo. Ele morreu, mas ressuscitou. Venceu a morte. Por causa disso, todos os que O aceitarem como Salvador e Senhor das suas vidas, herdarão a vida eterna junto dEle. Isto, contudo, contrapõe com a condenação eterna para aqueles que não o receberem nas suas vidas. Infelizmente, há muita gente que não considera o sacrifício realizado por Jesus, indo à cruz morrer pelos pecadores, suficiente e completo e tentam acrescentar algo. Assim, há quem defenda que para se obter a salvação é necessário contribuir com uma determinada verba; outros crêem que só seremos salvos se realizarmos boas obras. Porém, em Efésios 2:8-9, vemos que somos salvos devido à graça divina. A salvação não provém de qualquer acto nosso. Não há nada que possamos fazer para sermos salvos (Actos 4:12). Jesus fez tudo!
Sabemos que Jesus se entregou à morte para que os nossos pecados fossem perdoados. Porém, às vezes, a dúvida instala-se e perguntamos: "Será que Jesus realmente me perdoou?" As derradeiras palavras de Jesus na cruz provam que sim. "Está consumado!" Isto é, está completo. Por isso, não precisamos de nos preocupar. Quando nos arrependemos genuinamente, Ele perdoa. O sangue que Ele derramou na cruz garante-nos vitória sobre o pecado. A morte de Jesus é algo que as pessoas aceitam facilmente. Por norma, não duvidam que Ele tenha morrido. Contudo, é-lhes difícil acreditar na Sua ressurreição. E até existe uma tese que defende que os discípulos roubaram o corpo de Jesus. Porém, se lermos Mateus 27:62-66, vemos que isso seria impossível, pois um grupo de soldados montou guarda ao túmulo de Jesus para se certificarem de que isso não aconteceria. A iniciativa de guardar o sepulcro partiu dos principais dos sacerdotes, que se lembraram que Jesus dissera que ressuscitaria ao terceiro dia. É interessante notar que os discípulos de Jesus esqueceram-se dessas palavras, mas os outros não. Às vezes, são os que estão do lado de fora que vêem melhor! Em Mateus 28:11-15, dá-se a confirmação da ressurreição de Jesus. Ao verem o sepulcro vazio, os soldados que o guardavam assustaram-se. Então, o anjo diz-lhes que Jesus, tal como Ele próprio previra, havia ressuscitado.
Entretanto, ao contarem o sucedido aos principais dos sacerdotes, os soldados vêem ser-lhes oferecida uma determinada verba em troco do seu silêncio sobre a ressurreição de Jesus. Eles aceitam e são, então, instruídos a espalharem o boato de que os discípulos tinham ido furtar o corpo de Jesus. E aqui vemos o poder de um boato, pois este sobreviveu até aos dias de hoje e os Judeus crêem que aconteceu conforme o que foi divulgado por aqueles soldados!

Sem comentários:

Enviar um comentário