quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Culto de Estudo Bíblico...

Hoje, o Pr. Jónatas Lopes falou-nos acerca das várias formas de Deus se revelar.
Então, como é que Deus se revela?
1) Deus revela-se pela natureza. Em Romanos 1:18-21, o apóstolo Paulo diz que Deus se manifesta a todos nós. Ele afirma que o poder eterno de Deus e a Sua divindade se vêem na criação. Cada vez mais, no mundo científico se chega à conclusão que, sendo o universo algo tão perfeito, alguém o terá arquitectado. Para os cientistas descrentes, o Arquitecto deste mundo tão belo, é um ser desconhecido. Os cientistas cristãos afirmam convictamente que foi Deus quem criou o maravilhoso planeta que nós habitamos. "E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom..." (Génesis 1:31).
Nem todas as pessoas têm acesso à Palavra de Deus, mas todos podem ver Deus na natureza.
2) Deus revela-se pela providência. Romanos 8:28 diz que "todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito". Muitas vezes, não entendemos o que nos acontece. Mas, a Palavra de Deus garante-nos que tudo contribui para o nosso bem... Tudo! Até aquilo que não compreendemos. Então, em vez de perguntarmos a Deus o "porquê" de algo nos ter acontecido, perguntemos o "para quê". Isto é, tentemos descobrir o propósito da situação que estamos a viver.
3) Deus revela-se pela preservação do Universo. É impossível perceber um universo tão perfeito, tão harmonioso, sem ver nele a mão de Deus. Colossenses 1:15-17 revela que tudo o que existe foi criado por Jesus e para Jesus, e que todas as coisas subsistem por Ele. Isto é, Ele cuida daquilo que criou. O homem maltrata a natureza, mas o Criador vai cuidando dela. Até quando fará Ele isto? Até ao fim.
4) Deus revela-se através dos milagres (João 2:11). Deus realiza milagres, mas é importante não esquecer que os milagres acontecem para glória de Deus. Porém, infelizmente, muitas vezes, busca-se mais a glória do homem do que a de Deus. Deus usa pessoas para curar, mas a pessoa em si mesma não tem qualquer poder. É apenas um instrumento usado por Deus. É sempre o poder de Deus que opera. E Ele fá-lo quando quer e não quando nós desejamos! Às vezes, encontramos por aí "shows" espirituais. Marcam-se cultos de milagres. Quando fazemos isto, estamos a mexer com a agenda de Deus e Ele não permite que isso aconteça. Ele é soberano e age de acordo com a Sua vontade e não com a nossa!
5) Deus revela-se por comunicação directa (Actos 22:17-21). Deus comunicou directamente com Paulo, na estrada de Damasco. Deus fala-nos. Deus envia-nos sinais. O Espírito Santo fala-nos, dirige-nos. Contudo, é importante não esquecer que a revelação directa nunca contradiz a revelação escrita. Deus jamais nos dirá algo contrário ao que se encontra na Sua Palavra, a Bíblia Sagrada.
6) Deus revelou-se através de Cristo (João 1:14). Neste versículo, vemos que Jesus, que habitou entre os homens, era Deus; não um deus, mas o próprio Deus.

7) Deus revela-se através da Bíblia. Hebreus 4:12 diz-nos que a Palavra de Deus é viva e eficaz e mais cortante que uma espada de dois gumes; e que a mesma consegue discernir os nossos pensamentos e intenções do coração. Como são os nossos pensamentos? Nem sempre são bons...

Concluindo: Deus revela-se de muitas formas. Só não o vê quem não está interessado em ver!

Sem comentários:

Enviar um comentário