domingo, 5 de setembro de 2010

Culto da tarde...

Hoje, no culto da tarde, o Pr. Jónatas Lopes pregou sobre perdão, uma mensagem que teve suporte no texto bíblico registado em Mateus 18:23-35.
Ao fazer contas com os seus servos, um certo rei constatou que um deles lhe devia uma quantia de dinheiro muito elevada. Como o servo não tinha como pagar, o rei disse-lhe que o venderia, bem como a sua família e todos os seus bens, para que a dívida fosse saldada. Então, o servo suplicou ao rei que fosse generoso para consigo, porque lhe pagaria tudo. O rei compadeceu-se do servo e perdoou-lhe a dívida.
Entretanto, algo espantoso acontece: o servo encontra um dos seus conservos que lhe devia dinheiro (uma pequena quantia) e começa a exigir-lhe o pagamento da dívida, agredindo-o e ameaçando-o. Então, o homem roga-lhe que seja misericordioso, porque lhe pagará tudo, mas o credor não lhe dá ouvidos e manda-o para a prisão. Os seus companheiros, indignados com a sua atitude, vão contar ao rei o que acabam de presenciar e este chama à sua presença o servo.
Eis as palavras que o rei lhe dirigiu: "Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?"
Assim, o rei arrependeu-se de lhe ter perdoado a dívida e mandou-o para a prisão.
"Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoares, cada um a seu irmão, as suas ofensas" (Mateus 18:35).

O que significam estas palavras de Jesus? Jesus está a dizer que, para obtermos o perdão de Deus, precisamos de perdoar os nossos irmãos. Deus enviou o Seu Filho - Jesus Cristo - para morrer por nós, para que fôssemos perdoados. Ao levar sobre Si os nossos pecados, Cristo remiu a nossa dívida e, por causa disso, Deus perdoou-nos. Porém, Ele exige que também perdoemos aqueles que nos ofendem.
Quando nos arrependemos genuinamente, a nossa dívida (pecado) é saldada. A Bíblia afirma que Deus lança os nossos pecados nas profundezas do mar (Miquéias 7:19). Que maravilha! Contudo, Deus pode ir buscar novamente os nossos pecados. Isso acontece quando não perdoamos aqueles que falham para connosco. Ou seja, o perdão de Deus pode ser condicional. Ele só nos perdoa se nós também perdoarmos. Recordemos uma das frases da oração-modelo: "Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores". (Mateus 6:12)
Muitas vezes, alegamos que não é fácil perdoar alguém, porque essa pessoa fez algo que nos foi muito prejudicial. Mas... terá sido fácil para Jesus passar por todo aquele sofrimento e humilhação, morrendo por nós?
Perdão... O que significa "perdoar"? Perdoar não significa esquecer, pois nem sempre o conseguimos fazer. No entanto, se perdoarmos genuinamente, quando a ofensa de que fomos alvo, vem à nossa mente, surge sem mágoa, sem dor, sem ressentimento, sem ira... Precisamos de perdoar... E devemos perdoar até quando não nos pedem perdão. Lembremos as palavras de Jesus na cruz: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lucas 23:34).
Quantas vezes devemos perdoar ao nosso irmão? Sempre. Devemos perdoar sempre. Não é isso que Deus faz connosco? Quantas vezes já não nos perdoou Ele pelo mesmo erro?

Perdão... Qual é a área da nossa vida em que temos mais dificuldade em pedir perdão a Deus? Normalmente, é-nos difícil pedir perdão por aquilo que nos dá mais prazer, pelo pecado que nos alimenta. Porém, perdão, muitas vezes, envolve sofrimento pessoal!

Após negar Jesus, Pedro chorou amargamente. E nós?! Como reagimos quando pecamos?

Sem comentários:

Enviar um comentário