domingo, 26 de setembro de 2010

Culto da tarde...

O Pr. Jónatas Lopes pregou sobre santidade, uma mensagem que teve suporte no texto bíblico registado em I Pedro 1:14-16. Nós, filhos de Deus, somos chamados a ter vidas santas; isto é, vidas separadas para Deus. Como Filhos de Deus, como pessoas que já aceitaram Jesus como Salvador e Senhor das suas vidas, temos que mostrar a diferença que Deus faz em nós. E essa diferença deve ser visível em todas as áreas da nossa vida. Deus exige que sejamos santos em todo o nosso proceder. Devemos buscar a perfeição a cada dia, embora saibamos que a perfeição absoluta só a alcançaremos quando estivermos no Céu. Deus é puro e exige pureza do Seu povo. Infelizmente, às vezes, pensamos que podemos ir a Deus de qualquer maneira! Mateus 7:13-23 mostra-nos que não é assim...
O versículo 13 começa com um apelo: "Entrai pela porta estreita". Essa porta é a pessoa de Cristo, que ao morrer por nós, garantiu-nos o acesso ao Céu.
"...porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela..." Aqui, ficamos a perceber qual será o destino daqueles que levam uma vida de indiferença perante Deus e que vivem de acordo com os desejos do seu coração. Muitas vezes, pensamos que podemos andar como bem entendermos. Porém, quando aceitamos Jesus como nosso Salvador, devemos viver para lhe agradar.

O verso 14 diz-nos que o caminho é apertado. Isto é, alerta-nos que a vida cristã não é fácil. Muitas vezes, vamos ser apertados; vamos ser "trucidados" por aqueles que não temem a Deus. O caminho que conduz à vida nem sempre nos traz satisfação exterior, mas proporciona-nos satisfação interior. Deus basta-nos, pois dá-nos a salvação através de Jesus Cristo. Além disso, ainda transforma o nosso interior, o que nos leva a aceitar melhor as circunstâncias exteriores.
O versículo 15 avisa-nos que há falsos profetas; que há pastores enganadores... Às vezes, deparamo-nos com líderes que têm discursos muito bonitos, mas cujas vidas não são condizentes com as suas palavras. Porém, "pelos seus frutos os conhecereis" (v.16). Oxalá as nossas atitudes confirmem sempre as nossas palavras! E isto acontecerá se realmente tivemos um encontro com Deus. É impossível não sermos transformados durante um encontro com Deus. Ele sempre causa impacto em nós. Quando genuinamente aceitamos Jesus, Ele transforma a nossa vida e passamos a ser diferentes. Pelos seus frutos os conhecereis... Oxalá os nossos frutos sejam bons, pois o destino daqueles que dão maus frutos não é nada agradável! (v.19)

O verso 21 afirma que nem todo o que diz "Senhor, Senhor!", entrará no reino dos céus. Há quem pense que por ir à igreja, crer em Deus e ter algum conhecimento já é salvo. Mas, este versículo mostra que não é assim. Então, quem entrará no reino dos céus? Encontramos a resposta a esta questão na 2ª parte do versículo: aquele que faz a vontade do Pai Celestial. Isto é, aquele que obedece à Palavra de Deus, a qual permanece para sempre (Isaías 40:8). A Escritura Sagrada, contrariamente ao que muitos afirmam, não está desactualizada ou descontextualizada. Ela é tão válida hoje como quando foi revelada.

Quem tem sido o centro da nossa vida? Às vezes é o nosso "eu"; outras, são os nossos familiares, o nosso trabalho, etc, etc... Muitas vezes, Jesus é apenas um acessório na nossa vida, e, quando isto acontece, não podemos produzir bons frutos. A Palavra de Deus diz-nos que a nossa vida deve estar centrada em Cristo.
O versículo 22 alerta-nos para o perigo de pensarmos que temos algum mérito. Cuidado quando pensamos que a nossa salvação depende de acções exteriores!
"Senhor, Senhor, não profetizámos nós em teu nome? e em teu nome não expulsámos demónios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?"
Infelizmente, vê-se por aí muitos a promoverem "shows". Marcam horários para realizarem curas, para expelirem demónios, etc... Porém, não é assim que Deus "funciona". Ele não se deixa manipular. Deus cura, sim. Ele é um Deus actua, fazendo os mais variados milagres, mas, somente quando Ele quer!

"Nunca vos conheci; apartai-vos de mim..." Estas são as palavras que Jesus dirá àqueles que não forem obedientes à Palavra de Deus. Cristo morreu para nós vivermos vidas transformadas, totalmente separadas para Deus. Oxalá busquemos a santidade em todo o nosso viver!
Não nos esqueçamos de que o filho de Deus não vive pecando. Isto é, se pecarmos, não habitamos dia após dia nesse mesmo pecado, sem nos arrependermos... Deus é um Deus que exige santidade dos Seus filhos, diariamente.
Ponhamos a mão na consciência e perguntemo-nos: "Quem sou eu? Sou transformado?"

Oxalá sejamos uma comunidade transformadora de vidas; uma comunidade unida pelo amor de Cristo, procurando sempre agradar ao Pai Celestial!


Sem comentários:

Enviar um comentário