domingo, 19 de setembro de 2010

Culto da tarde...

I Pedro 2:11-25 foi o texto bíblico que serviu de base à mensagem da parte de Deus que nos trouxe o Pr. Jónatas Lopes.
Cada vez mais, as pessoas ao nosso redor precisam de ver a diferença que Deus faz na nossa vida. As nossas acções devem falar mais alto do que as nossas palavras. As pessoas que nos rodeiam precisam de ver vidas realmente transformadas! Como diz I Pedro 2:11, devemos abster-nos daquilo que é carnal; daquilo que é deste mundo, pois somos peregrinos aqui. Através da morte de Jesus na cruz, ganhámos acesso ao Céu, onde viveremos eternamente. Logo, sendo forasteiros aqui, o nosso objectivo não é arranjar tesouros nesta terra, mas contribuir para a expansão do Reino de Deus, agradando sempre ao Pai Celestial.
No versículo 12, Pedro aconselha-nos a vivermos de forma honesta, para que os que nos rodeiam vejam a diferença que Deus faz na nossa vida. Sejamos luz (Mateus 5:14-16). Sejamos íntegros nos nossos negócios, nos nossos relacionamentos, no nosso local de trabalho, na nossa escola... Sejamos honestos em todas as áreas da nossa vida! É de notar que o versículo alerta-nos para o facto de, não obstante agirmos de forma correcta, os outros ainda poderem falar mal de nós, pois faz parte da essência deles. Porém, isso não nos deve demover de fazer sempre o bem, pois devemos procurar agradar a Deus em tudo o que fazemos. Não nos esqueçamos que fomos criados para as boas obras (Efésios 2:10).
O verso 13 diz que devemos sujeitar-nos a todas as autoridades instituídas. Por muito que nos custe, é nosso dever obedecer às leis. Devemos ser cidadãos exemplares, pois assim taparemos a boca à ignorância dos homens insensatos. Isto é, agindo de forma correcta, e não sob a capa da malícia (v.16), além de agradarmos a Deus, tapamos a boca daqueles que falam mal de nós. Damos-lhes uma "chapada sem mão"...
No verso 18, somos chamados a sujeitarmo-nos aos nossos patrões, quer eles sejam bons ou maus. Nos dias que correm é difícil encontrar um bom ambiente de trabalho e, portanto, às vezes, dá-nos vontade de não respeitarmos aqueles que não têm consideração por nós. Porém, a vontade de Deus é que obedeçamos aos nossos superiores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus.
O versículo 19 afirma que é bom quando sofremos injustamente por causa da nossa integridade. Isto é, quando fazendo o bem, somos afligidos, isso é agradável ao nosso Deus. Afinal, nós não fomos chamados para uma boa vida, mas para glorificar o nosso Deus. E, enquanto tivermos posturas agradáveis ao Pai Celestial, vamos sofrer injustiças. Mas, Cristo também sofreu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigamos as Suas pisadas (v.21).
E, como é que Jesus reagia? O verso 23 dá-nos a resposta: "...quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente". Quem é que julga justamente? Somente Deus o faz. Perante as injustiças de que somos alvo, a nossa tendência é retaliarmos imediatamente, mas, oxalá façamos como Jesus. Não hesitemos em entregarmo-nos totalmente a Deus, o justo Juíz!

Esforcemo-nos por manter uma postura digna diante de Deus, mesmo quando estivermos a padecer. Procuremos agradar-Lhe sempre!

Sem comentários:

Enviar um comentário