domingo, 29 de agosto de 2010

Apresentação do Espaço Rute...

Hoje, o Pr. Jónatas Lopes esteve na Igreja Baptista de Viseu para apresentar a nossa Loja Social "Espaço Rute" àqueles amados irmãos.
Como referiu o Pr. Daniel Lopes, durante a introdução: "O Espaço Rute é um espaço onde o amor ao próximo está presente; onde se ama o próximo e onde o próximo se sente amado. É um pedaço do Reino dos Céus na Terra".
O Pr. Jónatas começou por explicar que o Espaço Rute existe, acima de tudo, para honrar e glorificar o nosso Deus. Isaías 43:7 afirma que fomos criados para a glória de Deus. Logo, glorificar a Deus é a nossa principal função. Ou seja, tudo o que fizermos deverá ter um único propósito: dar glória a Deus! Evangelizar, servir na Igreja, ajudar o próximo... no que quer que estejamos envolvidos, devemos procurar glorificar a Deus. Infelizmente, nos dias actuais há muitos que buscam a sua própria glória e não a do Senhor Deus! Na sua carta aos crentes de Roma, o apóstolo Paulo alerta para o perigo de se buscar mais a glória da criatura do que a do Criador (Romanos 1:21-24).

"A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo". Este versículo bíblico, registado em Tiago 1:27, serviu de base à criação do Espaço Rute. Tiago apresenta aqui uma ideia de religiosidade completamente diferente daquela que vigorava na altura: a verdadeira religião é aquela que causa impacto na sociedade, que se solidariza com o necessitado e o ajuda, pois através do nosso amor para com o próximo, mostramos o amor e a graça de Deus.

Espaço Rute

... Porquê este nome? Porque a história de Rute, registada na Bíblia, no livro com o mesmo nome, é simplesmente fascinante. Rute ficou viúva, mas optou por continuar ao lado da sua sogra - Noemi - também ela viúva. Quando Noemi ficou sem o marido e sem os filhos, resolveu abandonar o país para onde tinha emigrado com a sua família e regressar à sua terra natal. Ela disse, então, às suas noras - ambas viúvas - para voltarem para junto dos seus pais, pois ela já não tinha nada para lhes oferecer. E foi o que fez uma das noras. Rute, porém, disse à sua sogra que jamais a deixaria (Rute 1:16-17). Rute decidiu ficar com a sua sogra e ajudá-la sempre, não se importando com o que poderia vir a acontecer. Isto é amor genuíno. O que Rute fez pela sua sogra foi feito de coração, dado que Noemi não tinha nada para lhe dar em troca.

Rute é a referência da nossa loja social.

O Espaço Rute tem como objectivo ajudar famílias carenciadas. Como?

1) Recolhemos todo o tipo de apoio à concretização do projecto (vestuário, calçado, produtos alimentícios, roupa de cama, etc.). 2) Procedemos à triagem dos bens recolhidos, pois nem sempre o que recebemos se encontra em bom estado. Tem de haver uma selecção, pois queremos dar dignidade às pessoas que nos procuram. É de referir que todas as pessoas recebem um folheto evangelístico.

3) Identificamos os potenciais beneficiários. A maioria dos utentes recorre ao Espaço Rute por iniciativa própria, mas também há pessoas que nos são enviadas por entidades como Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia.

4) Avaliamos as necessidades de cada beneficiário. No 1º contacto, todos recebem ajuda. A partir daí, terão de apresentar documentos que comprovem a sua situação, como declaração de IRS, recibos de salários e pensões, declaração da Junta de freguesia da sua área de residência, atestando a composição do agregado familiar, etc.

5) Elaboramos um plano de intervenção.

6) Desenvolvemos estratégias.

Quais são, então, as estratégias?
1) Promoção e divulgação do projecto nas zonas de abrangência. Entre as iniciativas já realizadas, destacamos uma Conferência que teve lugar há cerca de 3 meses em Tondela e que serviu para apresentar o Espaço Rute à comunidade. É de referir ainda uma Caminhada, organizada pela Casa do Benfica de Tondela, em que era solicitado a cada participante que levasse um produto alimentar. O resultado foi excelente!
2) Sensibilização das entidades oficiais e da comunidade em geral para a natureza do projecto, estratégia que tem dado alguns resultados. Há lojas em Tondela que nos oferecem roupa ainda com etiqueta e temos uma jovem voluntária que todas as semanas nos ajuda na loja social.
3) Estabelecimento de parcerias de apoio e sinalização de utentes com Serviços de apoio à comunidade.
Diagnóstico actual do Espaço Rute:
- Despesas mensais: 150 euros (correspondentes à renda do espaço, valor que é integralmente suportado pela Igreja Baptista de Tondela) + Cerca de 20 euros (para pagamento da electricidade, valor que também é suportado pela IBT);
.
- Só funciona duas tardes por semana (Terça e Quinta-feira);
- Verifica-se um aumento gradual de utentes;
- A maioria das pessoas recorre à nossa loja social por iniciativa própria;
- Há pessoas sinalizadas que não são apoiadas pelo Espaço Rute por não disporem de meio de transporte para se deslocarem às instalações da loja social;
- A necessidade na área da alimentação é muito grande.
Espaço Rute: 12 meses de existência = 46 utentes, num total de 139 beneficiários.
Espaço Rute: Um ministério para honra e glória de Deus!

Sem comentários:

Enviar um comentário