domingo, 12 de setembro de 2010

Culto da tarde...

Onde está? Qual é o seu nível espiritual? A quem se compara? Acomodado ou mudado?
Estas quatro questões serviram de mote à mensagem que nos trouxe o Pr. Jónatas Lopes, a qual teve por base Hebreus 12:1-3. O versículo 1 começa por afirmar que temos uma grande nuvem de testemunhas a rodear-nos. A quem se refere o autor da carta aos Hebreus? Quem são estas testemunhas? São os heróis da fé registados no capítulo anterior. O capítulo 11 destaca um conjunto de pessoas que saíram vitoriosos das batalhas que travaram durante a sua vida terrena. Enfrentaram grandes adversidades, mas com Deus ao seu lado, triunfaram sobre as dificuldades. A sua perseverança garantiu-lhes um lugar na galeria dos heróis da fé. E nós, como reagimos perante os problemas e dificuldades? Oxalá não nos esqueçamos que, em todas as coisas, somos mais do que vencedores por Aquele que nos amou - Cristo (Romanos 8:37). Com Deus ao nosso lado, conseguiremos superar qualquer situação adversa.

No verso 1, somos ainda desafiados a deixar todo o embaraço, isto é, devemos libertar-nos de todo o peso, de todas as coisas que nos impedem de andar nos caminhos do Senhor. O que é que nos impede de avançar? Como estamos? Acomodados ou mudados? As pessoas acomodadas são as que têm "peso" a mais, pois este impede-as de caminhar. Haverá algo a "prender-nos"? Será a família, os amigos, o bem-estar? Quando estamos mudados, queremos servir ao nosso Deus com tudo o que temos e não O servimos por causa daquilo que Ele nos pode dar, mas por aquilo que Ele já nos deu, através de Jesus - a salvação.

Também somos desafiados a deixar o pecado que tenazmente nos assedia. O pecado separa-nos de Deus. Assim, temos de nos libertar de tudo aquilo que nos afasta de Deus, a fim de experimentarmos a Sua tremenda graça!

O versículo 1 termina com um apelo: "corramos com paciência a carreira que nos está proposta". A vida cristã não é feita em passo lento. Temos que correr, aproveitando todas as oportunidades que Deus nos proporciona, pois não sabemos quanto tempo ainda temos para O servir. Mas, devemos correr com perseverança. Isto é, devemos estar preparados para continuar a correr, independentemente do que possa vir a acontecer. Quando sentimos que estamos no centro da vontade de Deus, não podemos desistir perante os problemas que vão surgindo, pois com Cristo somos mais do que vencedores. A Palavra de Deus diz-nos que aquele que faz a Sua vontade é semelhante ao homem que edifica a sua casa sobre a rocha (Lucas 6:47-48) . Nada o poderá abalar!

Correr com perseverança a carreira que nos está proposta é correr a vida que Deus tem para nós. Às vezes, corremos na pista ao lado. E, muitas vezes, queremos correr no caminho largo. Mas, cuidado! A Bíblia avisa-nos do perigo que é escolher o caminho espaçoso, pois este conduz à perdição (Mateus 7:13).
A quem nos comparamos? Para quem olhamos nós, durante a nossa "corrida"? O versículo 2 diz para olharmos firmemente para Jesus. Se assim fizermos, conseguiremos servir a Deus com todas as nossas forças, pois Ele nunca nos desamparou e jamais nos abandonará. Mas, por que é que devemos olhar para Jesus? Porque Ele prescindiu da Sua glória para se entregar por nós. Por causa de nós, Ele suportou a morte de cruz e todo o sofrimento e humilhação inerentes a tal sacrifício. E nós, muitas vezes, não estamos dispostos a suportar nada para seguir e servir a Jesus!
O verso três mostra-nos que Jesus suportou a cruz para que nós não nos fatigássemos e tivéssemos força. Quando nos cansamos, não estamos a dar o devido valor à cruz de Cristo. É na cruz que está a nossa força. Porém, infelizmente, às vezes, andamos como desmaiados. Jesus promete dar descanso às nossas almas (Mateus 11:29). Mas, é importante notar que uma alma descansada não é uma alma desmaiada. Oxalá busquemos, a cada dia, força na cruz de Cristo!
Hoje, também testemunhámos o acto de dedicação ao Senhor de mais um bebé. À semelhança de Ana, que sentiu necessidade de entregar a Deus, Samuel, o filho que ela tanto Lhe pedira (I Samuel 8:19), os pais da Ana Vitória entregaram a sua menina ao Senhor para que Ele cuide dela, pois reconhecem que, nas Suas mãos, a sua filhinha estará segura. Os filhos são herança do Senhor (Salmo 127:3); são o tesouro dos pais e somente nas mãos de Deus estão bem guardados.
Desejamos muitas bênçãos de Deus para a vida da Ana Vitória e oramos para que Deus a guarde sempre e dê sabedoria aos seus pais para a educarem e instruírem nos caminhos do Senhor (Provérbios 22.6).

Sem comentários:

Enviar um comentário