domingo, 5 de setembro de 2010

Culto de Ceia e EBD...

Hoje celebrámos, uma vez mais, a Ceia do Senhor, um importante momento de comunhão com Cristo e com os nossos irmãos.
Antes, porém, realizou-se a Escola Bíblica Dominical e ficámos a conhecer mais sobre o "plano eterno de Deus", uma lição que teve suporte bíblico em Efésios 1.
Deus tem um propósito para as nossas vidas. Ele tem um plano para nós. Ele deseja que tenhamos vida e vida em abundância. Contudo, entre nós e Deus, existe um fosso enorme causado pelo pecado (Romanos 3:23). O pecado separa-nos de Deus. Então, como podemos chegar até Deus? Deus, na Sua infinita graça, providenciou-nos a ponte: Jesus Cristo. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16). Ao morrer na cruz, Cristo levou sobre si os nossos pecados, isentando-nos de toda e qualquer culpa. Maravilhosa graça! Jesus é, então, o nosso mediador - o único mediador entre Deus e os homens (I Timóteo 2:5). Logo, para termos uma vida plena, para passarmos a eternidade junto de Deus, precisamos de aceitar Cristo como nosso Salvador e Senhor das nossas vidas.
Analisemos, agora, o texto bíblico que serve de base à nossa lição: Efésios 1. No primeiro versículo, Paulo diz que é apóstolo pela vontade de Deus. Ficamos, assim, com a ideia que ele está a defender o seu apostolado, não no sentido de se exibir, mas para chamar a si mais responsabilidade. Qual é a definição de apóstolo? Um apóstolo é um enviado de Deus, mas que teve contacto visual com Ele. E isto aconteceu com Paulo. Ele teve um encontro com Deus na estrada de Damasco (Actos 9:3-6). Paulo, que foi o último apóstolo, enfatizava com alguma frequência que era o que era, não por vontade própria, mas por vontade de Deus. Que maravilha quando temos a certeza de estar no centro da vontade de Deus, a qual é boa perfeita e agradável! (Romanos 12:2)
No entanto, muitas vezes, a vontade de Deus não coincide com a nossa. Quando isto acontece, será que temos forças para tomar as decisões de acordo com a Sua vontade? Quando desejamos saber a vontade de Deus, Ele manifesta-se. Por vezes, até nos dá sinais!
Paulo dirige a sua carta "aos santos" (separados para Deus) e "fiéis", desejando-lhes graça e paz. Que saudação maravilhosa! Oxalá nós também desejemos a paz do nosso Senhor para os nossos irmãos!
No verso 3, o apóstolo Paulo bendiz a Deus pelas bêncãos que Ele concede. Quando é que podemos alcançar bênçãos de Deus? Quando O buscamos de coração, quando Lhe obedecemos, mesmo não merecendo nada do Pai Celestial... Tiago afirma que, muitas vezes, pedimos e não recebemos, porque pedimos mal; pedimos para os nossos próprios deleites (Tiago 4:3). E aqui impõe-se a questão: "Servimos a Deus por causa das bênçãos?" Oxalá O sirvamos, não por causa daquilo que Ele nos pode dar, mas por aquilo que Ele já fez por nós!
É de referir que, muitas vezes, as bênçãos de Deus não têm nada a ver com coisas materiais... Pode ser simplesmente a Sua paz!
Os versículos 4 e 5 costumam gerar alguma confusão, pois afirmam que Deus nos elegeu antes da fundação do mundo e nos predestinou para Si mesmo. Podemos concluir que Deus, na sua presciência (capacidade de conhecer tudo o que há-de acontecer), sabia quem se iria salvar e escolheu-nos, pois em nós não existe a capacidade de escolher a Deus. É o Espírito Santo que convence do pecado, do juízo e da justiça (João 16:8). Ou seja, não existe qualquer mérito em nós.
O verso 6 diz que fomos criados para louvor e glória do nosso Deus. Oxalá as nossas vidas O honrem! E o versículo 7 e os seguintes mostram-nos que a Sua graça é tão grande que Ele remiu-nos. Apagou todos os nossos pecados. Deus redimiu-nos de um passado tenebroso e deu-nos a garantia de um futuro maravilhoso com Ele!
Ao crermos em Jesus como Salvador, aceitando-O na nossa vida, somos selados com o Espírito Santo (v.13), que é o penhor. Logo, a dívida total (o nosso pecado) será liquidada, garantindo-nos assim a vida eterna.
Após a leitura do texto bíblico referente à Ceia do Senhor (I Coríntios 11:23-32), o Pr. Jónatas Lopes desafiou-nos a refletir sobre a nossa entrega à pessoa de Cristo. Jesus entregou-se por nós. Deu a Sua vida para que pudéssemos ser salvos. E nós? Haverá, da nossa parte, uma entrega total a Deus? É Ele que está no topo das nossas prioridades? Estará Ele à frente de tudo e de todos? É Ele que ocupa o primeiro lugar na nossa vida? Deus deseja que haja, da nossa parte, uma entrega total, ao Seu serviço. Precisamos de ter um compromisso sério com o nosso Deus. Jesus entregou a Sua vida por nós e, muitas vezes, nós nem um pouco do nosso tempo lhe entregamos. Oxalá haja uma entrega total da nossa vida e dos nossos dons para o Seu serviço!

Tem Deus a primazia na nossa vida? Oxalá busquemos primeiro o Seu reino e a Sua justiça (Mateus 6:33).

Sem comentários:

Enviar um comentário