domingo, 24 de maio de 2009

Princípios Bíblicos para a Família

A Bíblia, o Livro por Excelência, revela-nos quais os princípios que devem reger uma família e a mensagem do culto da tarde, trazida pelo nosso pastor Jónatas Lopes, focou os valores que devem ser o fio condutor de uma família que deseja honrar a Deus.

Baseando-se em Génesis 2:24-25, o Pr. Jónatas apresentou as directrizes para se construir uma família sólida:

1) Separação (deixará o homem o seu pai e a sua mãe): Um casamento implica a separação dos pais, separação essa que, segundo Jaime Kemp, deve ser geográfica, financeira e emocional. No entanto, os filhos devem continuar a honrar e a respeitar os pais e devem cuidar deles quando tal se mostrar necessário.

2) Permanência (unir-se-á à sua mulher): Ambos os elementos do casal devem dar o máximo pela relação; devem lutar sempre pelo casamento, desde que não exista adultério ou violência. O êxito da relação conjugal depende, em grande parte, de dois factores: diálogo e cedência.

3) União/Unidade (serão ambos uma carne): Um casal deve sempre funcionar como um só, apesar de ter perspectivas diferentes. Para que exista unidade, é fundamental haver diálogo e cedência; não tentar impor ao outro a sua vontade. A oração é também um factor essencial. Orar um pelo outro é de extrema importância numa relação.

(Neste ponto, o Pr. Jónatas citou mais uma vez Jaime Kemp, que afirma que tem de haver uma união física que começa de manhã e termina à noite; é também necessário que haja uma união emocional, que leva a que não pensemos somente em nós; e tem ainda de existir uma união espiritual.)

4) Intimidade (ambos estavam nus e não se envergonhavam). Não se envergonhavam porque não tinham nada a esconder. É assim que um casal deve funcionar: não esconder nada do outro. Se há algo a esconder, normalmente existe pecado. Quando pecaram, Adão e Eva esconderam-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário