Continuamos a estudar o Evangelho de João, um livro que dá destaque a três palavras: Vida, Amor e Luz.
Ontem, o estudo, apresentado pelo Pr. Jónatas Lopes, incidiu sobre o capítulo 9, que fala da cura de um cego de nascença.
O Pr. Jónatas começou por ler João 20:31, o versículo que revela o objectivo do livro de João. Este Evangelho foi escrito para mostrar que o Verbo/Jesus se fez carne e habitou entre nós; para mostrar que Jesus é o Filho de Deus.
- Definição de milagre (João 9:1-5): Glorificar a Deus. Tudo o que passa disso, é usurpação. Jesus esclareceu que a doença não era resultado de pecado, mas, sim, para que se manifestasse a glória de Deus.
- Cura física (João 9:6-7): Notar a obediência do cego a Jesus, mesmo tendo usado o método que usou, e na ida ao tanque de Siloé.
Os versículos 8 a 34 expressam curiosidade, desconfiança, incredulidade e gozo, da parte dos vizinhos (João 9:8-12) e da parte dos fariseus (João 9:13-34).
É importante notar que os Fariseus estavam habituados a confrontos e discussões, o que contrastava com a atitude do cego.
Este estudo prossegue na próxima semana, com um outro aspecto deste milagre: a cura espiritual (João 9:35-38).
Aproveito para deixar também um breve resumo do estudo da semana passada, apresentado pelo Pr. José Lopes.
Estudámos João 8:12-29. Jesus é a luz do mundo. Isto significa que a Sua influência é universal.
No versículo 21, Jesus diz duas coisas: que se iria embora e que eles morreriam nos seus pecados. Contudo, eles secundarizam o facto mais importante - o morrer nos seus pecados - e dão relevância ao facto de Ele se ir embora. É o que também acontece actualmente. As pessoas tendem a valorizar o que é menos importante.
No versículo 24, Jesus não lhes diz para onde vai, mas "pega" precisamente naquilo que, na Sua mensagem, era realmente importante: morrer nos pecados.
No versículo 25, notar a pergunta deles: "Quem és tu?"
Jesus já lhes tinha dito quem era, e tantas vezes!!!
No versículo 29, Jesus afirma que faz sempre o que agrada ao Pai. Este também deve ser o nosso objectivo: fazer a vontade do nosso Pai Celestial!
Sem comentários:
Enviar um comentário