sábado, 16 de maio de 2009

Carta Pastoral...

FAMÍLIA! QUE BOM SER UMA FAMÍLIA! QUE MARAVILHOSO TER UMA FAMÍLIA!

Ouve-se dizer: Família? O que é isso? Eu nunca tive, nem tenho, Família! Já fiz tudo … mas não valeu de nada. Foi uma luta inglória … e não tenho, nem jamais terei Família! São múltiplas e tão diversificadas as declarações sobre o conceito de Família e aquilo que ela representa nos dias de hoje. Fruto de um leque bem acentuado de experiências, contrastantes entre si, ou que explicitam insatisfação, desilusão, frustração.

É deveras triste, e bem difícil, falar-se com alguém que foi amachucado pelo seu contexto familiar, alguém que se desiludiu com o cenário que o acolheu e que lhe proporcionou o 1º contacto com pessoas.. E quando o 1º berço, aquele que nos acolhe, marca de forma negativa, então, os efeitos dessa negatividade prolongam-se e espraiam-se por quase toda a vida, num crescendo negativista/pessimista. Desta forma, o berço que nos acolhe influencia a busca e a construção de outros berços na vida. Normalmente, um 1º berço pacífico gera contextos familiares pacíficos; normalmente, um 1º berço onde reina o egoísmo, gera pessoas egocêntricas, que só conseguem olhar para o seu umbigo; normalmente, um 1º berço, onde a agressividade verbal e/ou violência é sinal notório de existência, produzirá pessoas que se regerão na vida por esses pressupostos existenciais.

O lar ou é uma escola de virtudes, criadora de posturas altamente meritórias, as quais merecem a nossa admiração, ou é uma escola indiferente a tudo e a todos, num niilismo ético - moral. E quando observamos lares geradores de caracteres que se impõem pela sua qualidade, damos graças a Deus pelos Pais que Ele proporcionou a tais agregados familiares. Lares que oferecem a alimentação a todos os níveis formativos. Lares que merecem todos os elogios e sua publicitação como referências para os demais lares.

Acredito que Pais crentes reúnem as melhores condições para serem excelentes Professores. Por variadíssimas razões: não há melhor escola que a escola do lar; não há melhores professores do que os pais; não há melhor livro do que a Bíblia, não há melhor motivação do que aquela que podemos receber através do Espírito Santo; não há melhores incentivos do que aqueles que uma boa Igreja pode proporcionar aos que a frequentam; não há maior poder do que aquele que todos os membros podem receber da parte de Deus! Todo o processo ensino-aprendizagem é bem melhor num contexto familiar do que em qualquer outro contexto. Até porque podemos contar com o maravilhoso Deus que deseja o melhor para as heranças que ele colocou no âmbito dos casais.

Amado Irmão: Que bom ser e ter uma Família! A nossa luta nunca será inglória, pelo menos por duas razões. Por um lado, porque não estamos sozinhos; por outro lado, porque qualquer luta ao lado de Deus jamais será inglória. Temos contextos altamente favoráveis para sermos e termos uma Família. Não tanto em termos externos, a não ser no espaço de uma comunidade onde Deus trabalhe em plenitude, mas em termos de focalização de âmbito interno, num espaço onde a Família se reúne para comer, dormir … mas também para dialogar, para partilhar, para conviver, para ajudar, para desafiar, para consolar, para exortar, para disciplinar, para corrigir, para admoestar, para valorizar … e tudo numa perspectiva cristã, imbuída de profundo e verdadeiro amor, baseado no amor de Deus. E quando a Família cristã sustenta os seus relacionamentos em Deus, com profunda paixão pelo Culto doméstico, então, podemos «cantar por toda a parte» que somos e temos uma Família. Que bom!

Pr. José Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário