sexta-feira, 8 de maio de 2009

Culto de Estudo Bíblico e Oração...

Estudar a Palavra de Deus é um privilégio enorme e a explicação, versículo a versículo, feita semanalmente pelo nosso pastor José Lopes, é uma bênção tremenda.

Neste momento, estamos a estudar o Evangelho de João.

Na última Quarta-feira, o estudo incidiu sobre João 8:1-11:

“Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras. E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava. E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra. E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio. E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais”.

Eis um breve resumo do estudo:

Jesus gostava de ensinar, era mestre por excelência e, muitas vezes, era confrontado por pessoas cheias de malícia, que pretendiam testar a sua reacção. No caso da mulher adúltera, o problema daqueles homens nada tinha nada a ver com a moral ou a ética. Eles queriam apenas testar Jesus. Porém, Jesus, sabiamente, não responde à pergunta. Ele coloca-lhes também uma questão...

Aqueles homens não tinham moral para julgar a mulher adúltera, porque eles também eram pecadores. Afinal, "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3:23).

Aqueles homens não estabeleceram diálogo com a mulher. Limitaram-se a levá-la para que fosse apedrejada. Porém, Jesus dialoga com ela. Cristo concede sempre novas oportunidades!

Jesus não condena a mulher. Ele não veio para condenar, mas sim para salvar (João 3:17).

Conclusão: Este episódio encerra uma mensagem de amor e perdão e um desafio para nós. À semelhança de Jesus, nós não devemos condenar ninguém. Não podemos salvar, é certo, mas podemos apresentar o Salvador, o nosso Senhor Jesus Cristo!

Sem comentários:

Enviar um comentário