Ontem, acabámos de estudar o capítulo 9 de João. O estudo, apresentado pelo Pr. Jónatas Lopes, focou a cura espiritual do homem cego, a qual ocorreu logo após a sua cura física (João 9:35-41).
Após a cura da sua doença física, o homem, que até então demonstrara uma confiança inabalável em Jesus, deixa os Fariseus sem argumentos. Isto mostra que o Espírito já estava a operar na sua vida.
Por falar em "defesa" de Jesus, o homem foi expulso da sinagoga. Jesus vai ao seu encontro e pergunta-lhe se ele crê. Isto revela a humildade de Jesus e também o seu cuidado pessoal para com todos. Por outro lado, mostra que, ainda que os nossos amigos ou familiares nos abandonem por seguirmos Jesus, Ele jamais nos deixará!
O verso 38 mostra o resultado de quem tem um encontro pessoal com Jesus: adoração (isto é, o reconhecimento de que nós, criaturas, nada somos, perante Ele, o Criador).
No verso 39, Jesus quis dizer que o cego não tinha olhos, mas viu que Jesus era Deus. Já os que tinham olhos, não obstante todas as evidências, não queriam reconhecer o poder de Jesus.
Sem comentários:
Enviar um comentário