domingo, 27 de setembro de 2009

O Dia do Senhor...

Hoje, no culto da tarde, o Pr. Jónatas Lopes falou da importância de guardarmos um dia por semana para lembrarmos aquilo que Deus tem feito por nós, para O louvarmos pelo cuidado que Ele tem tido por nós. Deuteronómio 5:12-15 foi o texto bíblico que serviu de base à mensagem, a qual foi ainda apoiada pelos textos registados em Isaías 58:13-14 e em Gálatas 4:9-11. Actualmente, não há quem não tenha uma vida agitada. A maioria das vezes, parece que as 24 horas que o dia tem são insuficientes para tantas actividades! No entanto, Deuteronómio 5:12-15, enfatiza a importância de dedicarmos um dia por semana ao Senhor. Este mandamento é a repetição de Êxodo 20:8. Ou seja, há um reforço da ideia. No tempo da Antiga Aliança, esse dia era o Sábado. Agora guardamos o Domingo, porque foi nesse dia da semana que Jesus ressuscitou, garantindo-nos a vida eterna.
Os judeus costumavam levar este mandamento de Deus a um extremo. Não faziam mesmo nada no dia de Sábado. Deixavam tudo feito no dia anterior. Nós estamos no outro extremo. Muitas vezes, fazemos tudo o que temos a fazer e só se sobrar tempo é que vamos à Casa do Senhor ou, então, vamos tão preocupados com o que temos para fazer que não aproveitamos os momentos lá passados. Devemos ir à Casa de Deus, não para marcar presença, mas para O adorarmos em espírito e em verdade; com desejo de ter comunhão com Deus e com os irmãos.
O Dia do Senhor serve para recordarmos o que Deus tem feito na nossa vida; para olharmos para trás e vermos como Ele tem cuidado de nós! Serve também para nos prepararmos para os desafios da semana. O Domingo é o dia que Deus retirou para estarmos em família e, em família, irmos à Casa do Senhor louvar e adorar a Deus, pois Ele tem feito maravilhas na nossa vida!
É certo que, actualmente, muitas pessoas trabalham ao Domingo e, portanto, não podem ir à igreja. Porém, o dia em si não é o mais importante. Importa, sim, guardar um dia na semana para o Senhor. Qual é a nossa postura? Guardamos ou não um dia para pensarmos no que Deus tem feito e Lhe prestarmos louvor e gratidão pelo Seu cuidado para connosco? Ele - e somente Ele - é digno de toda a honra, glória e louvor!

Sem comentários:

Enviar um comentário