quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Culto de Estudo Bíblico e Oração...

Hoje, estudámos João 13:21-38 e o Pr. José Lopes sublinhou o amor "agape" de Deus: um amor puro, integral, perfeito, que se dá, que ama sem ser amado. Jesus amou Judas até ao fim! O texto bíblico diz que Jesus estava angustiado e há quem defenda que Ele estava deprimido. No entanto, segundo os psicólogos, quem se encontra deprimido deseja toda a atenção para si próprio e Jesus demonstra preocupação pelos Seus discípulos. É enternecedor ver como Ele canaliza toda a Sua atenção para os discípulos, apesar de estar na fase final do Seu ministério aqui na Terra e estar consciente de todo o sofrimento que o aguardava.
Jesus afirma que sabe que alguém o irá trair. Jesus ama, manifesta o amor, mas também confronta. Contudo, Ele não revela logo quem é o discípulo que o trairá. Diz "um de vós", dando assim mais uma chance a Judas de se arrepender. Momentos antes, Jesus até lhe tinha lavado os pés! No entanto, Judas não se rebelou nem quando Jesus lhe lavou os pés nem quando Ele declarou saber quem o iria trair. Jesus acabou por lhe dar um pedaço de pão molhado para o identificar perante os outros discípulos. Convém, contudo, referir que naquela cultura, dar pão ao visitante era uma forma de o honrar. Ou seja, Jesus, num derradeiro gesto, quis dizer a Judas que ele era importante. Há um gesto de amor, um gesto de consideração de Jesus para com Judas, apesar da condição espiritual deste. Quando é que satanás entrou no coração de Judas? Quando ele se recusou dar lugar a Jesus. Deus e o diabo não coexistem num lugar. Entretanto, Jesus diz a Judas para se apressar a fazer o que tem a realizar. Os outros discípulos não entendem o gesto de Jesus. Logo, não se tratou de um gesto condenatório! Foi, isso sim, um gesto de amor, a concessão de uma última oportunidade. Porém, Judas desperdiçou essa chance, pois já era satanás que estava a comandar a sua vida e o diabo - ao contrário de Jesus, que convida - força a ir, obriga a fazer... O texto bíblico afirma que era noite. Era também noite espiritual!
No versículo 31, Jesus defende mais uma vez a Sua divindade e no verso 33 fala da Sua ascensão, da Sua vitória! E no versículo 34 apresenta um novo mandamento: "que vos ameis uns aos outros como eu vos amei a vós". E Jesus tinha autoridade para pregar que devemos amar até os nossos inimigos, pois Ele assim fez. Mesmo sabendo que Judas o trairia, Ele amou-o até ao fim. Jesus traz, então, uma nova perspectiva. O amor de Jesus é a referência. Como é que Ele nos amou? Amou-nos sem merecermos, amou-nos com um amor perfeito! Somos, então, desafiados a amar como Jesus amou. Ele é o padrão! Nós somos uma carta de Cristo que anda pelo mundo. O que é que a minha vida diz? Que imagem é que eu passo? A condição para que o mundo nos conheça como discípulos de Jesus é amarmo-nos uns aos outros. Como é que eu amo? Amo o meu irmão como Jesus amou?
O versículo 36 mostra que Jesus parte cheio de preocupação pelos Seus discípulos, pois tenta consolar Pedro, dizendo-lhe que um dia se juntará ao seu Mestre e Senhor, no lugar que Ele lhe irá preparar.
Pedro declara a Jesus que seria capaz de dar a sua vida por Ele, mas pouco depois, negou-O. Nós tendemos a censurar a atitude de Pedro, mas quantas e quantas vezes não agimos assim?! Às vezes, estamos dispostos a servir a Deus, mas pensamos melhor e até ficamos à espera que surja algo que nos impeça de ir.

Sem comentários:

Enviar um comentário