Hoje, no Culto da tarde, o Pr. Jónatas Lopes trouxe-nos uma mensagem baseada em Colossenses 3:12-17. Assim como só descobrimos se um seguro é bom ou não quando o sinistro acontece, também só se vê se uma pessoa tem intimidade com Deus quando surgem as adversidades. Como lidamos com os problemas? Como reagimos às dificuldades?
O apóstolo Paulo dirige-se aos crentes de Colossos, numa altura em que os problemas na igreja são evidentes, e enumera uma série de características que devem sempre fazer parte dos crentes:
- Misericórdia: Devemos ter compaixão pelas pessoas que estão à nossa volta.
- Bondade: Devemos ser bondosos, mesmo que a outra pessoa não o mereça.
- Humildade: Alguém disse que "humildade é o antídoto soberano ao amor-próprio, que envenena os relacionamentos entre os irmãos". Ou seja, a humildade vai contra o egocentrismo; a humildade busca os interesses comuns e não os interesses pessoais.
- Mansidão: Significa ter consideração pelos outros, abrir mão de algo que é nosso para bem do relacionamento.
- Longanimidade: Significa conservar o bom ânimo por um longo período de tempo; não nos entregarmos à fúria e à vingança. Devemos deixar isso com Deus, que sabe irar-se, em amor...
O versículo 13 deita abaixo o estilo de liderança do "quero, posso e mando". Devemos suportar-nos e perdoar-nos mutuamente. É de notar que o texto não diz para perdoarmos apenas quando é fácil! Quantas pessoas há que não conseguem sorrir, porque não se sentem perdoadas por Deus, pois também não conseguem perdoar ao próximo. Sim, há muitas pessoas que vivem marcadas pelo ódio e pelo ressentimento.
O verso 14 afirma a necessidade de nos revestirmos de amor, o qual é o vínculo da perfeição. Isto deve levar-nos a reflectir sobre o tipo de "motor" que há na nossa vida. É o amor?
No versículo 15, vemos que devemos buscar a paz de Cristo para tomarmos decisões acertadas. Ela deve ser o árbitro da nossa vida. Quando, após buscarmos a vontade de Deus, sentimos paz na hora de tomar uma decisão, devemos avançar sem olhar para trás.
Também somos aconselhados a ser agradecidos. Nós, como crentes, devemos ser gratos por todas as bênçãos que o Senhor tão graciosamente nos concede.
No verso 16, vemos que a Palavra de Cristo deve habitar em nós, para que, caso venha a ser necessário, possamos repreender (admoestar) alguém, em amor e com sabedoria.
Tudo o que fizermos deve ser em atitude de gratidão a Deus, pois não devemos exigir nada a Deus. E como não merecemos nada, devemos ser sempre gratos por tudo que dEle recebemos!
Devemos procurar ter intimidade com Deus, diariamente, pois isso fará toda a diferença onde quer que estejamos.
Que tudo o que façamos seja para honra e glória de Deus!
Sem comentários:
Enviar um comentário