quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Culto de Estudo Bíblico e Oração...

Hoje, estudámos João 12:20-26. O Pr. José Lopes enfatizou a serenidade de Jesus, não obstante ter consciência do sofrimento pelo qual estava prestes a passar, dado estar no limite do Seu tempo aqui na terra. Como é que Jesus conseguia isto? Através de uma vida de comunhão íntima com o Pai! Se as nossas estruturas espirituais forem débeis, quando os problemas surgirem, eles deitar-nos-ão abaixo. Porém, se optarmos por nos fortalecer através da leitura da Palavra de Deus e da oração, conseguiremos uma inexplicável tranquilidade no meio do sofrimento. A paz que excede todo o entendimento será uma realidade, mesmo nos momentos mais difíceis!
Este texto bíblico começa por relatar a presença, na festa, de alguns gregos, isto é, gentios (gentios eram todos aqueles que não eram judeus). E eles queriam ver a Jesus. Filipe terá ficado surpreendido com este desejo dos gregos e foi ter com André (quando não temos condições de realizar algo sozinhos, devemos procurar ajuda). Filipe e André devem servir-nos de exemplo. Duas pessoas que se uniram para levarem alguém a Jesus! No versículo 23, as palavras de Jesus revelam que Ele tem consciência que o Seu tempo neste mundo terminará em breve. Jesus refere-se a Si próprio como "Filho do Homem". Ou seja, mostra que é verdadeiramente humano, apesar de também ser 100% divino. Logo, o Seu sofrimento era igual ao de qualquer ser humano. No verso 24, Jesus usa uma metáfora para explicar a necessidade do Seu sacrifício. Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só, mas se morrer, dá muito fruto. Semelhantemente, se Jesus não morresse, ficaria só Ele. Porém, Ele morreu e deu muito fruto: aqueles que já O aceitaram e os que ainda O aceitarão como Salvador! Jesus afirma, então, que é imprescindível que Ele morra! Não havia outra maneira de salvar a humanidade, a não ser através da morte do Cordeiro que tira o pecado do mundo.
No versículo 25, Jesus diz que quem ama a sua vida, perdê-la-á. E que quem aborrece a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. Uma afirmação que terá causado alguma estranheza nos Seus ouvintes. Jesus revolucionou todas as filosofias do mundo, desafiou toda a lógica! Quando diz que devemos aborrecer a nossa vida, Jesus fala de renúncia, da necessidade de abdicarmos daquilo que não tem valor eterno. Ou seja, se não fizermos opções para incluir na nossa vida coisas que dão para a vida eterna, não teremos vida eterna. Devemos investir na eternidade. "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam". (Mateus 6.19-20) Se pusermos a nossa vida no centro de todas as coisas, estaremos a construir sobre nós mesmos e não sobre a Rocha, que é Jesus! No verso 26, Jesus contradiz novamente a lógica, ao afirmar que quem O quiser servir, deve segui-lO. Às vezes, desejamos servir, mas não queremos seguir a Jesus no serviço. À semelhança de Jonas, queremos servir à nossa maneira. Contudo, nós devemos servir a Deus como Ele quer que o façamos! Jesus apresenta aqui a filosofia do serviço em que Ele vai à frente e nós atrás. Ele vai à frente, aplanando o caminho... Oxalá estejamos dispostos a servir, seguindo sempre a Jesus!

Sem comentários:

Enviar um comentário