terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Culto da tarde...

No último Domingo, a direcção da Convenção Baptista Portuguesa esteve presente. Uma visita que muito nos honrou. Assim, a mensagem da parte de Deus foi-nos entregue pelo amado Pr. Abel Pego, que pregou baseado em II Crónicas 15:1-15.
Este texto bíblico mostra que Judá, Benjamim e Israel estavam a viver uma situação caótica. Não havia paz. Eles tinham abandonado Deus. Este era o grande problema. O povo desconhecia a Lei. Eles tinham-se afastado de tal maneira de Deus que já não ouviam a Sua voz.Mas, no meio deste deserto espiritual, surge a voz profética: "O Senhor está convosco, enquanto vós estais com Ele, e, se o buscardes, o achareis" - disse o profeta Azarias ao rei Asa.
Deus é um Deus gentil e delicado e, portanto, não força ninguém a estar com Ele (Apocalipse 3:20). Temos livre arbítrio. Foi-nos dada a possibilidade de escolher entre estar com Ele ou não. A tragédia, muitas vezes, é que escolhemos mal e Deus passa a ser apenas um "senhor dos aflitos". Só recorremos a Ele nos momentos adversos; quando tudo está bem, não O buscamos... Desejamos que Ele esteja à nossa disposição para as situações de emergência e, quando já não precisamos dEle, descartamo-lo... E depois admiramo-nos por Ele não nos responder! Quem é que já não agiu assim uma ou outra vez na vida? Precisamos de cair em nós, como o filho pródigo, e regressar para os braços do Pai, que continua com eles abertos, à nossa espera.
Analisemos o versículo 7 que começa com um apelo: "Esforçai-vos..." Precisamos de nos esforçar para fazermos o que quer que seja. Precisamos de mobilizar todos os nossos recursos a fim de atingirmos os objectivos. O nosso Deus é exigente e pede-nos que nos esforcemos. A mensagem de Deus é, desde o início, uma mensagem de desafio. Recordemos as Suas palavras para Josué quando este substituiu Moisés e assumiu a liderança do povo de Israel: "...Esforça-te e tem bom ânimo (...) porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares" (Josué 1:9).
Azarias disse ainda a Asa: "Não desfaleçam as vossas mãos..." Quando nos sentirmos em baixo, atravessando o "vale da sombra da morte", busquemos alento neste e noutros textos bíblicos, como Isaías 40:31:"Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão" (Isaías 40:31). Jamais devemos esquecer que somos fortes em Deus, que é quem nos fortalece (Filipenses 4:13). Não são as nossas forças que nos levantarão, mas as do Senhor; é Ele que não deixa que as nossas mãos desfaleçam. "...porque a vossa obra tem uma recompensa" - conclui Azarias. É de notar que o profeta diz aqui que tem de haver uma identificação do trabalho/desafio que Deus nos deu com a Sua Obra.
A partir do versículo 8, vemos quais foram os resultados. Quando a voz de Deus foi ouvida, as mudanças começaram. O rei revitalizou-se, encheu-se de energia, recuperou o ânimo; renovou o altar e ofereceu holocaustos. Houve, assim, a renovação da adoração ao Senhor. Além disso, todo o Judá e Benjamim foram congregados para glória do Senhor e comprometeram-se em buscar ao Senhor com todo o seu coração e com toda a sua alma. Semelhantemente, nós precisamos de renovar a nossa aliança com Deus, a nossa comunhão com o Pai Celestial.
Sejamos fortes e não desfaleçam as nossas mãos. E quando nos cansarmos, leiamos os textos bíblicos que nos alimentam. Então, o povo será congregado, a adoração será renovada, o compromisso restabelecido e Deus dar-nos-á alegria e paz, a paz que excede todo o entendimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário