quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Culto da tarde...

Alegria é o tema deste mês na nossa Igreja e no Domingo passado o missionário Karl Smensgard introduziu o tema, apresentando as conclusões de um estudo científico realizado por psicólogos e outros profissionais. A pesquisa, que pretendia averiguar o que é que traz satisfação às pessoas, permitiu concluir que há uma série de coisas simples que contribuem para a nossa felicidade. Apesar de se tratar de um estudo científico, algumas destas estratégias têm base bíblica, como iremos constatar.
1- Saboreie momentos do dia-a-dia. Aprecie o aroma de uma flor ou observe uma criança a brincar, por exemplo.
2- Evite comparar-se, pois isso pode destruir a sua auto-estima. Dirija, antes, a sua atenção para os seus objectivos pessoais já alcançados.
3- Não dê muita ênfase ao dinheiro. As pessoas que colocam o dinheiro no topo da sua lista de prioridades são mais propensas a estados de depressão e ansiedade e têm uma baixa auto-estima. O investigador Richard Ryan diz que "quanto mais procuramos satisfação nos bens materiais, menos as encontramos lá".
4- Defina objectivos significativos. "As pessoas que se esforçam por alcançar algo com significado são mais felizes que aquelas que não têm grandes sonhos ou aspirações", afirmam os investigadores Ed Diener e Robert Biswas-Diener.
5- Tome iniciativa no seu emprego. De acordo com a investigadora Amy Wrzesniewski, quando expressamos criatividade, ajudamos os outros, sugerimos melhoramentos ou executamos tarefas adicionais no nosso emprego, o nosso trabalho torna-se mais gratificante.
6- Faça amigos e trate a sua família como um tesouro. Nós não precisamos apenas de relacionamentos, precisamos de relacionamentos de grande proximidade que envolvam cuidado e compreensão, dizem os cientistas.
7- Sorria, mesmo quando não lhe apetecer. Pessoas felizes vêem possibilidades, oportunidades e sucesso; são optimistas em relação ao futuro e quando olham para o passado tendem a saborear os pontos altos.
8- Diga obrigado, de coração. Segundo o escritor Robert Emmons, as pessoas agradecidas são mais saudáveis, mais optimistas e têm mais probabilidades de alcançar os objectivos pessoais.
9- Saia e faça exercício físico. Um estudo universitário mostra que a actividade física pode ser tão eficaz como os medicamentos no tratamento da depressão, com a vantagem de ser gratuito e de não ter efeitos secundários.
10- Seja altruísta. Dê. E comece a dar agora. O investigador Stephen Post diz que ajudar um vizinho, fazer trabalho voluntário e doar bens e serviços pode ser mais benéfico do que fazer exercício físico ou deixar de fumar. Ele acrescenta que ouvir um amigo, perdoar, transmitir conhecimentos e celebrar o sucesso dos outros também contribui para a felicidade.
E, segundo a investigadora Elizabeth Dunn, as pessoas que gastam dinheiro com os outros evidenciaram mais felicidade do que quem o gasta consigo próprio.

E porque Filipenses é conhecida como a Carta da Alegria, o nosso irmão deixou-nos o texto bíblico registado em Filipenses 2:1-11.

Importa referir que esta carta foi escrita pelo apóstolo Paulo quando este estava detido numa prisão, o que prova que a verdadeira alegria não advém das circunstâncias em que nos encontramos, mas da nossa confiança no nosso bom Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário