quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Culto da tarde...

"A importância da alegria" foi o título da mensagem que o Pr. Jónatas Lopes nos trouxe no último Domingo. Neemias 8:10 serviu de base à pregação. A frase final deste versículo é tremenda: "A alegria do Senhor é a vossa força". A alegria deveria ser algo obrigatório na vida do crente. Contudo, nem sempre conseguimos manifestar alegria. Porquê? Talvez por não termos por hábito contar as bênçãos, pois se o fizermos, certamente veremos Deus presente em todos os momentos da nossa vida, especialmente nos momentos de adversidade. Oxalá consigamos ver a acção poderosa do nosso Deus nas situações difíceis e rejubilar!
Neemias revela preocupação para com os carenciados e, portanto, deve servir-nos de exemplo, pois a Igreja deve estar atenta às necessidades daqueles que a rodeiam. Após dar ordens para que dessem alimento àqueles que não tinham nada preparado para si, Neemias faz um apelo: "Não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força".
Não vos entristeçais... Que exemplo temos nós dado às pessoas que nos rodeiam? Elas não querem ouvir palavras diferentes; querem ver atitudes diferentes. É alegria que aqueles que nos rodeiam vêem em nós, mesmo quando as circunstâncias são assustadoras? A nossa alegria não provém de aspectos exteriores; ela vem do Senhor Deus e reside na nossa confiança de que Ele fará algo, que Ele virá em nosso socorro.
No Salmo 51:12, Davi suplica a Deus que lhe volte a dar a alegria da Sua salvação.
Davi, rei de Israel, estava no auge do seu reinado, mas caiu na "armadilha" do adultério. Quando se apercebeu do que fizera, arrependeu-se do seu pecado e clamou a Deus para que Ele lhe voltasse a dar a alegria da salvação. O que significa isto? A alegria é um gomo do fruto do Espírito e o Espírito Santo é dado a todos aqueles que aceitam Jesus como seu Salvador. Assim, a alegria é fruto da salvação, pela entrada do Espírito Santo na nossa vida.
No fundo, Davi estava a pedir a Deus que lhe desse novamente o gozo e o ânimo que resultam da salvação. Somos forasteiros neste mundo e, portanto, o facto de sabermos que há um lugar preparado para nós no Céu, onde não haverá choro, nem dor, nem clamor, nem pranto, deveria fazer-nos exultar.
Habacuque 3:17-18 ajuda-nos a perceber melhor a proveniência da nossa alegria. O profeta declara que ainda que não tenha nada, alegrar-se-á no Deus da sua salvação. Oxalá Habacuque nos sirva de inspiração. Alegremo-nos em Deus que nos deu, gratuitamente, a salvação através do Seu Filho, Jesus Cristo.
Também Isaías 12:3 enfatiza a alegria da salvação: "Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o Senhor Deus é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação".

Não podemos fazer depender a nossa alegria de algo deste mundo. Ela só vem da salvação. Oxalá tenhamos a humildade de depender totalmente de Deus, pois só Ele é que nos pode dar a paz e a tranquilidade de que precisamos.

"Em paz me deito e logo pego no sono" (Salmos 4:8). Este versículo é revigorador, é transformador. É simplesmente maravilhoso conseguirmos adormecer facilmente, não obstante os problemas que eventualmente enfrentamos. Onde é que está o nosso foco? Nas dificuldades ou no nosso bom Deus? Temos que ter vidas transformadas por Deus para que aqueles que nos rodeiam possam ver que somos mais que vencedores por Aquele que nos amou, Cristo. Onde é que costumamos procurar a nossa alegria? Em Deus ou nas coisas materiais e superficiais? Oxalá escolhamos confiar no nosso bom Deus, que nos guiará sempre a porto seguro. Ousemos descansar nos braços eternos do Pai Celeste...

Sem comentários:

Enviar um comentário