domingo, 13 de fevereiro de 2011

EBD...

II Reis 17:5-20 foi o texto bíblico que serviu de suporte à nossa lição da Escola Dominical, que teve por título: "Mudança de Direcção". Muitas vezes, precisamos de mudar de direcção na nossa vida, a fim de estarmos dentro da vontade de Deus. Ignorar a direcção de Deus leva-nos a cometer actos irreflectidos que terão consequências, por vezes, devastadoras. Este foi um erro comum a muitos dos Reis de Israel. O pecado imperava nas suas vidas e na suas lideranças e as consequências da sua desobediência a Deus não se faziam esperar. Pecar é errar o alvo e não há pecados maiores ou pecados menores. As consequências é que são diferentes. Tudo o que é contrário à vontade de Deus afasta-nos dEle.
Deus avisara o Seu povo acerca do perigo de O abandonarem. Ele disse-lhes que enquanto estivessem com Ele, seriam abençoados, mas se enveredassem pelo caminho da idolatria, seriam castigados. Neste texto bíblico, vemos que o rei de Israel deixou de cumprir um acordo estabelecido com o rei da Assíria, tendo feito, secretamente, um acordo com o rei do Egipto. Revoltado com a quebra do acordo por parte do rei de Israel, o rei da Assíria cercou a cidade onde povo de Israel se concentrava e levou-os cativos para o seu país.
Por norma, o povo de Israel não revelava fé. Deus dizia-lhes constantemente que outros povos haveriam de pelejar contra eles, mas que não prevaleceriam. Porém a sua falta de confiança em Deus levava-os a estabelecer acordos com os reis das outras nações, a fim de terem paz. Não somos nós assim também, tantas e tantas vezes? Muitas vezes, devido à sucessão de problemas que surgem na nossa vida, pensamos que Deus já não está connosco e tentamos provar, a todo o custo, que Ele está ausente. Caso contrário, Ele poupar-nos-ia. Contudo, Deus está sempre presente. Quando estamos em baixo, as mãos de Deus estão ainda mais abaixo para nos ampararem. Não percamos muito tempo tentando descobrir o "porquê" das coisas. Demos, isso sim, atenção ao "para quê". Qual o propósito desse acontecimento?

Nos versículos 7 e 8, vemos porque é que o povo de Israel foi levado cativo. Eles pecaram contra o Senhor Deus, tendo adoptado a cultura dos outros povos. Falharam para com Aquele que os tinha abençoado, libertando-os da escravidão a que tinham estado sujeitos no Egipto. Os acordos estabelecidos com outras nações implicavam a adopção dos seus costumes, pelo que passavam a servir os seus deuses. Lembremo-nos que Deus alertara-os para os perigos do pecado da idolatria...

Os filhos de Israel fizeram o que não era recto, andando segundo os estatutos das outras nações e adorando os seus deuses. Mas, porque é que desejavam eles venerar os ídolos dos outros povos? Porque queriam ser como os outros; queriam ter algo visível, algo palpável... Não se passa o mesmo connosco muitas vezes? Não é quando queremos ser iguais aos outros que cometemos os erros mais graves? E quem é que nunca desejou, num ou noutro momento, que as coisas fossem mais palpáveis? Porém, tenhamos sempre em mente que somos chamados a viver pela fé, o que, muitas vezes, significa vivermos em areias movediças.

Entretanto, Deus adverte o Seu povo, através dos profetas, e chama-os ao arrependimento. Arrependimento significa mudança de mente, mudança de atitude, uma volta de 180 graus na nossa vida...
Deus estava a dar-lhes uma nova oportunidade, mas com a condição de eles andarem segundo os Seus estatutos. A graça de Deus é tremenda. Ele é um Deus de novas oportunidades, desde que nos submetamos à Sua vontade. Recordemos as palavras de Jesus para os Seus discípulos, registadas em João 15:14: "Vós sereis meus amigos se fizerdes o que vos mando".
O povo, como podemos ler no verso 14, não deu ouvidos a Deus e tornaram-se obstinados como os seus pais, os seus antecessores. E, aqui, vale a pena reflectir sobre o legado que os que são pais estão a deixar aos seus filhos. Os filhos tendem a imitar os pais, no bem e no mal. Que tipo de influência estamos a ser para os nossos filhos?
O versículo 18 e os seguintes poderiam muito bem ser resumidos através de Hebreus 10:31: "Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo". Deus indignou-se muito contra Israel por terem rejeitado a oportunidade de se arrependerem que lhes fora dada, pelo que a sua persistência no erro teve consequências trágicas, que se prolongaram no tempo. Ainda hoje, aquela nação não goza de paz.
Aprendamos com os erros deste povo, por sinal, o povo escolhido de Deus...
Oxalá tenhamos a cada dia uma confiança inabalável no nosso bom Deus, pois só Ele nos faz repousar em segurança (Salmo 4:8).

Sem comentários:

Enviar um comentário