segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Festa de Natal...

Realizou-se hoje o nosso Culto de Natal e a mensagem da parte de Deus, que o Pr. Jónatas Lopes nos trouxe, teve suporte bíblico em Lucas 2, passagem que relata o nascimento de Jesus. Quem é na verdade, para nós, a pessoa de Jesus Cristo, Aquele que veio a este mundo para ser o nosso Salvador e que é digno do nosso louvor e de toda a nossa adoração? Que lugar ocupa Ele na nossa vida?
Quando chegou o momento de Maria dar à luz, ela encontrava-se em Belém, cidade onde fora com o seu marido, a fim de se recensearem. Percebendo que chegara a hora de Jesus nascer, Maria e José procuram um lugar para se hospedarem. Porém, essa busca revelou-se infrutífera. "Não há lugar! - ouviram eles a cada tentativa que fizeram para encontrarem um lugar condigno para o nascimento dAquele que seria o Salvador do mundo...
Como sabemos, Jesus acabaria por nascer numa estrebaria. Gritante o contraste entre a humildade do local e a Sua Majestade! O Rei dos reis não nasceu num palácio. Nem uma cama teve nas suas primeiras horas neste mundo! Não havia lugar para Ele...
Não é assim ainda nos dias que correm? Ainda hoje temos dificuldade em dar o lugar principal à pessoa de Jesus. Tal como aconteceu aquando do Seu nascimento, damos-Lhe apenas uma "estrebaria", um cantinho na nossa vida. Mais de 2000 anos depois, a nossa atitude mantém-se. Não há lugar...
Que tipo de prioridade Jesus, Aquele que é a razão do Natal, tem na nossa vida? Que lugar tem Ele tido na nossa família? Que imagem é que passamos aos nossos filhos sobre o verdadeiro sentido do Natal? Talvez valha a pena reflectirmos sobre a posição que permitimos que Cristo ocupe na nossa vida...
"Não temais, porque vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo". Reflictamos nestas palavras dirigidas aos pastores, que ficaram perplexos com o resplendor da glória do Senhor que os cercou, no momento em que o anjo lhes anunciou o nascimento de Jesus.
Não havia motivo para se assustarem, pois ele trazia-lhes novidades, mas não era uma notícia qualquer... Era de grande alegria! E não era apenas para eles ou para um grupo restrito... Era para todos! Infelizmente, nem sempre tratamos assim esta Boa Nova. Nem sempre a consideramos como sendo para todos, sem excepção.
"Nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor" - disse, finalmente, o anjo aos pastores. Nasceu Cristo, o Messias, o Prometido, que é Salvador. Muitos anos antes, Deus prometera ao Seu povo um Libertador, um Salvador... Mas, Salvador de quê? - poderão perguntar alguns. Salvador do pecado. A fim de restaurar a ligação entre Deus e o homem, quebrada pelo pecado, Deus resolveu dar o Seu bem mais precioso, o Seu Filho... Enviou-O, então, ao mundo para ser nosso Salvador e Senhor.
É importante notar que Ele não é apenas Salvador. É também Senhor. Ou seja, é o dono. Logo, deverá ter a primazia. Porém, isso nem sempre acontece. Muitas vezes, porque nos julgamos muito sábios, fazemos as coisas à nossa maneira e não consultamos a Deus no momento de tomarmos decisões. No entanto, se algo corre mal, perguntamos-Lhe logo porque permitiu Ele que tal acontecesse, quando nem sequer Lhe pedimos orientação! Não podemos aceitar Jesus como Salvador sem o aceitarmos como Senhor... E vice-versa. A salvação e o senhorio de Jesus têm sempre de andar de mãos dadas na nossa vida.
"Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens" - entoaram os anjos quando Jesus nasceu. O louvor espontâneo dos anjos pela vinda de Jesus a este mundo mostra-nos que Deus enviou o Seu Filho para que todos nós O glorifiquemos e O adoremos com tudo aquilo que somos. "Paz na terra"... Jesus veio dar paz aos homens. Porém, nem sempre sentimos a Sua paz. Muitas vezes, temos dificuldade em nos relacionarmos com os que nos rodeiam, temos problemas constantemente, parece que nada dá certo... Porque é que isto acontece? - perguntarão, certamente, alguns. A resposta é simples... Porque deixamos de buscar a Deus e de confiar nEle em todas as coisas e sobre todas as coisas. E quando isto acontece, as consequências de colocarmos Deus de lado não se fazem esperar.
Qual é o lugar que temos dado e qual o queremos dar a Jesus na nossa vida?!
*********************** ****************** *********************
O programa da nossa Festa de Natal incluiu a leitura de poemas e jograis, a interpretação de vários hinos e até uma peça teatral... Participaram crianças, jovens e adultos... Veja algumas fotos:

Sem comentários:

Enviar um comentário