domingo, 19 de dezembro de 2010

EBD...

A nossa lição da Escola Bíblica Dominical, baseada em I Reis 11:1-13, foi-nos apresentada pelo Pr. Jónatas Lopes. A verdade bíblica afirma o seguinte: Deus responsabiliza as pessoas pelos seus pecados, independentemente do seu estatuto, da sua idade ou da fé praticada anteriormente.
Há quem defenda que o amor de Deus é tão grande que Ele não pode castigar. Porém, tal não é verdade, pois quem ama disciplina. Os pais terrenos também castigam os seus filhos. Chamar a atenção é fundamental, mas sem esquecer que a disciplina deve ser sempre feita em amor.
O versículo 1 diz que Salomão amou muitas mulheres estrangeiras. E o que é que Deus tinha dito sobre isso? A resposta encontra-se no versículo seguinte. Deus tinha proibido expressamente a união dos Seus filhos com mulheres que servissem outros deuses, pois a pessoa que não conhece a Deus acaba por influenciar aquele que O serve, levando-o a afastar-se de Deus.
Ainda hoje é frequente vermos jovens abandonarem Deus por se unirem com alguém que não é temente a Deus. E isso passou-se na vida de Salomão. Quando envelheceu, as suas mulheres levaram-no a a adorar outros deuses. E, como refere o verso 4, "o seu coração não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai. O que significa isto? Tal como acontece com o homem (ou a mulher) que ama mais do que uma pessoa, o coração de Salomão estava dividido, pois passara a amar outros deuses. A Bíblia chama a isto de prostituição espiritual.
O versículo 6 afirma que Salomão desagradou ao Senhor por ter passado a adorar deuses estranhos. Às vezes, pensamos que Deus, por ser tão gracioso e amoroso, nos permite qualquer tipo de comportamento. Mas, não é verdade. Deus é Santo e não permite que os seus filhos vivam em pecado. É verdade que falhamos constantemente perante Deus, pelo que temos necessidade de nos arrependermos, mas não devemos fazer do pecado um modo de vida.
É interessante notar que esta passagem afirma que Salomão não foi como Davi, seu pai. "Mas, Davi pecou". - dirão alguns. "Cometeu adultério e homicídio". E é verdade. Porém, Davi arrependeu-se genuinamente e Deus perdoou-o. Isto mostra que Deus é um Deus de novas oportunidades.
Nos versos 7 e 8, vemos que Salomão edificou altares a outros deuses. Ou seja, ele abdicava dos seus princípios para agradar às suas mulheres. O seu ponto fraco eram as mulheres. Qual é o nosso? Muitas vezes, nós também prescindimos dos nossos valores para obtermos algo. Oxalá sejamos pessoas de convicções firmes e não pessoas facilmente influenciáveis.

O que aconteceu a seguir? Podemos ler a resposta no versículo 9. Deus irritou-se com Salomão por ele se ter afastado dEle. Deus, na Sua infinita graça, perdoa-nos, mas, não nos isenta das consequências do nosso pecado. E o pecado tem sempre consequências...

"Salomão não guardou o que Deus lhe ordenara." - lê-se no versículo 10. Isto prova que Deus é um Deus que dá ordens. O próprio Jesus afirmou que seríamos seus amigos se fizessemos a Sua vontade (João 15:24). Salomão não fez caso do que Deus falara. Não somos nós também assim tantas e tantas vezes? Infelizmente, às vezes, ignoramos a Palavra de Deus.
O pecado de Salomão teve consequências. Deus castigou-o porque ele O abandonou, retirando a maior parte do reino à sua descendência (v-11). É provável que alguns nos perguntem se vale a pena seguir um Deus assim. O apóstolo Paulo responde a esta questão em I Coríntios 15. Ele declara que se não fosse por causa da vida eterna que, através do sacrifício realizado por Jesus na cruz, nos está garantida, nós seríamos os mais miseráveis. Sem a ajuda de Deus, a vida cristã é impossível, mas, vale muito a pena, pois um dia estaremos para sempre com o Senhor.

Nos versos 12 e 13, vemos que o castigo de Salomão não foi tão grande por causa do seu pai. Deus atenuou o seu castigo por causa do Seu amor para com Davi.
Isto ainda se passa nos dias que correm. Por causa da fidelidade dos nossos pais, Deus abençoa-nos grandemente.

Sem comentários:

Enviar um comentário