A nossa lição da Escola Bíblica Dominical, baseada em I Reis 11:1-13, foi-nos apresentada pelo Pr. Jónatas Lopes.
A verdade bíblica afirma o seguinte: Deus responsabiliza as pessoas pelos seus pecados, independentemente do seu estatuto, da sua idade ou da fé praticada anteriormente.
Há quem defenda que o amor de Deus é tão grande que Ele não pode castigar. Porém, tal não é verdade, pois quem ama disciplina. Os pais terrenos também castigam os seus filhos. Chamar a atenção é fundamental, mas sem esquecer que a disciplina deve ser sempre feita em amor.

Ainda hoje é frequente vermos jovens abandonarem Deus por se unirem com alguém que não é temente a Deus. E isso passou-se na vida de Salomão. Quando envelheceu, as suas mulheres levaram-no a a adorar outros deuses. E, como refere o verso 4, "o seu coração não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai. O que significa isto? Tal como acontece com o homem (ou a mulher) que ama mais do que uma pessoa, o coração de Salomão estava dividido, pois passara a amar outros deuses. A Bíblia chama a isto de prostituição espiritual.

É interessante notar que esta passagem afirma que Salomão não foi como Davi, seu pai. "Mas, Davi pecou". - dirão alguns. "Cometeu adultério e homicídio". E é verdade. Porém, Davi arrependeu-se genuinamente e Deus perdoou-o. Isto mostra que Deus é um Deus de novas oportunidades.

O que aconteceu a seguir? Podemos ler a resposta no versículo 9. Deus irritou-se com Salomão por ele se ter afastado dEle. Deus, na Sua infinita graça, perdoa-nos, mas, não nos isenta das consequências do nosso pecado. E o pecado tem sempre consequências...
"Salomão não guardou o que Deus lhe ordenara." - lê-se no versículo 10. Isto prova que Deus é um Deus que dá ordens. O próprio Jesus afirmou que seríamos seus amigos se fizessemos a Sua vontade (João 15:24). Salomão não fez caso do que Deus falara. Não somos nós também assim tantas e tantas vezes? Infelizmente, às vezes, ignoramos a Palavra de Deus.

Nos versos 12 e 13, vemos que o castigo de Salomão não foi tão grande por causa do seu pai. Deus atenuou o seu castigo por causa do Seu amor para com Davi.
Isto ainda se passa nos dias que correm. Por causa da fidelidade dos nossos pais, Deus abençoa-nos grandemente.
Sem comentários:
Enviar um comentário