quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Culto de Estudo Bíblico...

Hoje, iniciámos um estudo acerca do Espírito Santo, a terceira Pessoa da Trindade. O Espírito Santo tem várias funções fundamentais na nossa vida, pelo que não o podemos desprezar. Ele é tão importante como Deus e como Jesus. Em Actos 1:8-11, vemos porque é que Ele foi deixado nas nossas vidas. Quando chegou o momento de Jesus partir para o Céu, Ele foi, mas não nos deixou sós. Deixou-nos o Espírito Santo.
Estes versículos contêm também a maravilhosa promessa da segunda vinda de Cristo a este mundo. Ele ascendeu ao Céu, mas um dia voltará! Analisemos melhor o versículo 8 que afirma que recebemos o poder do Espírito Santo para testemunhar de Jesus. Significará isto que somos poderosos? De modo algum. O poder do Espírito Santo é que actua em nós. E isso é especialmente notório quando estamos a evangelizar. Quantas vezes não testemunhamos e depois nem nos lembramos do que dissemos?! É o Espírito Santo que nos dá as palavras.
João 14:1-3 mostra-nos o que Jesus foi fazer para o Céu. Ele foi preparar-nos um lugar. Um dia, voltará a este mundo para nos levar a fim de vivermos para sempre com Ele nesse lugar de delícias perpétuas. E Romanos 8:34 afirma que Jesus está a interceder por nós, junto ao Pai. Como é maravilhoso saber que Jesus foi para o Céu, mas que não nos abandonou! Além de nos deixar o Espírito Santo para nos auxiliar (João 14:16), Ele próprio roga a Deus pelas nossa vidas. Não estamos sós. Que segurança essa certeza nos traz! João 14:26 revela-nos outra função do Espírito Santo. É Ele que faz com que recordemos determinado texto da Palavra de Deus quando dele precisamos. Como é bom sabermos que não estamos sozinhos nesta luta que é a vida. Temos a presença constante do Espírito Santo. I Coríntios 12:3 mostra outro dos papéis do Espírito Santo. Este versículo diz que é impossível alguém declarar que Jesus é o Senhor se não for o Espírito Santo a levá-lo a fazer tal afirmação. O mesmo verso afirma que quem tem o Espírito Santo na sua vida não pode dizer que Jesus é maldito (ou anátema, como referem algumas versões).
Resumindo, a presença do Espírito Santo faz toda a diferença na nossa vida. Devemos testemunhar e falar do Evangelho sempre sob a direcção do Espírito Santo, pois é Ele que convence do pecado, do juízo e da justiça (João 16:8). Que bom que a salvação não depende da nossa própria sabedoria ou das nossas estratégias!
Oxalá estejamos sempre sintonizados com Deus a fim de sermos usados por Ele, para Sua honra e Sua glória.

Sem comentários:

Enviar um comentário