quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Culto de Estudo Bíblico...

Hoje iniciámos uma nova série de estudos intitulada "O valor das Escrituras Sagradas".
Qual é a diferença que faz a Palavra de Deus? Deuteronómio 28:1-2 responde. O versículo 1 contém uma promessa. Diz que se ouvirmos a voz de Deus e se guardarmos todos os Seus mandamentos, Ele exaltar-nos-á, ou seja, seremos fortes. Mas, como se guarda a Palavra de Deus? Através da leitura e da prática da mesma. Não basta conhecer a Palavra de Deus; temos de viver de acordo com ela. Deus abençoa-nos se pusermos em prática a Sua Palavra. Recordemos as palavras de Jesus em João 15:14: "Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que vos mando". Mas, que bênçãos serão estas? Será aquilo que desejamos? É óbvio que não. É aquilo que Deus, que é infinitamente mais sábio do que nós, tem para nós. Aliás, quando oramos, devemos sempre pedir a Deus que faça a Sua vontade na nossa vida, tal como Jesus nos ensinou através da oração-modelo (Mateus 6:10).
II Samuel 23:1-3 mostra-nos a importância de observarmos sempre a Palavra de Deus. No verso 2, Davi afirma que o Espírito do Senhor falou por intermédio dele. O que importa não é o que nós pensamos relativamente a um qualquer assunto, mas o que a Sagrada Escritura diz. Oxalá sejamos conhecidos por repetirmos constantemente: "A Bíblia diz isto ou aquilo..."

Leiamos o conhecido texto registado em Jeremias 1:6-9. Perante a insegurança de Jeremias, que afirmava não saber falar, o Senhor Deus disse-lhe que colocaria as Suas palavras na sua boca e que seria sempre com ele, de tal forma que aqueles que pelejassem contra ele não prevaleceriam (v.19). Que bom é sabermos que quando não somos capazes, Deus age e actua através de nós! Oxalá a nossa postura seja sempre a seguinte: "Sei que nada sou, mas com Deus sou mais do que vencedor!"
I Tessalonicenses 2:12-13 mostra que a Palavra de Deus produz efeito naqueles que a ouvem, que crêem nela e que a praticam. Daí a importância de se pregar a Palavra. Infelizmente, nos dias que correm, em muitas igrejas, fala-se de tudo e mais alguma coisa e não se deixa espaço para a Sagrada Escritura. Porque é que isto acontece? Porque é que algumas pessoas rejeitam a Palavra de Deus? II Timóteo 3:16 responde. É que a Palavra de Deus repreende e nós não gostamos de ser repreendidos. Então, muitas vezes, colocamos a Palavra de Deus de lado, alegando que determinado texto já não é para os dias de hoje. Porém, este versículo diz que toda a Escritura é divinamente inspirada. Isto é, tudo o que está escrito é a mais pura verdade. A Palavra de Deus não se desactualiza e há base bíblica para toda a Escritura.

Estes versos afirmam que toda a Palavra de Deus é útil para o ensino, para repreensão, para correcção e para instrução, para que o homem seja perfeito. Que tipo de perfeição é esta? É em termos de justiça, amor e integridade. Só conseguiremos ser justos e íntegros se o amor de Deus estiver na nossa vida. Então, não desprezemos a correcção que vem através da Palavra do nosso amoroso Deus. Corrigir não é mais do que tornar correcto algo que estava errado. E essa é uma mudança imprescindível se queremos atingir a "perfeição" de que fala II Timóteo 3:17. Pode ser uma mudança dolorosa, mas vale a pena passar por ela.

Não menosprezemos a Palavra de Deus. Ela é fundamental para a nossa vida, a nossa família, a nossa Igreja, o nosso trabalho... para cada área da nossa vida.

Oxalá busquemos sempre a orientação de Deus, procurando saber o que a Sua Palavra diz em relação a qualquer assunto!

Sem comentários:

Enviar um comentário