domingo, 27 de fevereiro de 2011
EBD...
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Culto da tarde...
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Culto da tarde...
Não podemos fazer depender a nossa alegria de algo deste mundo. Ela só vem da salvação. Oxalá tenhamos a humildade de depender totalmente de Deus, pois só Ele é que nos pode dar a paz e a tranquilidade de que precisamos.
"Em paz me deito e logo pego no sono" (Salmos 4:8). Este versículo é revigorador, é transformador. É simplesmente maravilhoso conseguirmos adormecer facilmente, não obstante os problemas que eventualmente enfrentamos. Onde é que está o nosso foco? Nas dificuldades ou no nosso bom Deus? Temos que ter vidas transformadas por Deus para que aqueles que nos rodeiam possam ver que somos mais que vencedores por Aquele que nos amou, Cristo. Onde é que costumamos procurar a nossa alegria? Em Deus ou nas coisas materiais e superficiais? Oxalá escolhamos confiar no nosso bom Deus, que nos guiará sempre a porto seguro. Ousemos descansar nos braços eternos do Pai Celeste...
domingo, 13 de fevereiro de 2011
EBD...
Nos versículos 7 e 8, vemos porque é que o povo de Israel foi levado cativo. Eles pecaram contra o Senhor Deus, tendo adoptado a cultura dos outros povos. Falharam para com Aquele que os tinha abençoado, libertando-os da escravidão a que tinham estado sujeitos no Egipto. Os acordos estabelecidos com outras nações implicavam a adopção dos seus costumes, pelo que passavam a servir os seus deuses. Lembremo-nos que Deus alertara-os para os perigos do pecado da idolatria...
Os filhos de Israel fizeram o que não era recto, andando segundo os estatutos das outras nações e adorando os seus deuses. Mas, porque é que desejavam eles venerar os ídolos dos outros povos? Porque queriam ser como os outros; queriam ter algo visível, algo palpável... Não se passa o mesmo connosco muitas vezes? Não é quando queremos ser iguais aos outros que cometemos os erros mais graves? E quem é que nunca desejou, num ou noutro momento, que as coisas fossem mais palpáveis? Porém, tenhamos sempre em mente que somos chamados a viver pela fé, o que, muitas vezes, significa vivermos em areias movediças.
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Culto da tarde...
2- Evite comparar-se, pois isso pode destruir a sua auto-estima. Dirija, antes, a sua atenção para os seus objectivos pessoais já alcançados.
3- Não dê muita ênfase ao dinheiro. As pessoas que colocam o dinheiro no topo da sua lista de prioridades são mais propensas a estados de depressão e ansiedade e têm uma baixa auto-estima. O investigador Richard Ryan diz que "quanto mais procuramos satisfação nos bens materiais, menos as encontramos lá".
4- Defina objectivos significativos. "As pessoas que se esforçam por alcançar algo com significado são mais felizes que aquelas que não têm grandes sonhos ou aspirações", afirmam os investigadores Ed Diener e Robert Biswas-Diener.
5- Tome iniciativa no seu emprego. De acordo com a investigadora Amy Wrzesniewski, quando expressamos criatividade, ajudamos os outros, sugerimos melhoramentos ou executamos tarefas adicionais no nosso emprego, o nosso trabalho torna-se mais gratificante.
7- Sorria, mesmo quando não lhe apetecer. Pessoas felizes vêem possibilidades, oportunidades e sucesso; são optimistas em relação ao futuro e quando olham para o passado tendem a saborear os pontos altos.
8- Diga obrigado, de coração. Segundo o escritor Robert Emmons, as pessoas agradecidas são mais saudáveis, mais optimistas e têm mais probabilidades de alcançar os objectivos pessoais.
9- Saia e faça exercício físico. Um estudo universitário mostra que a actividade física pode ser tão eficaz como os medicamentos no tratamento da depressão, com a vantagem de ser gratuito e de não ter efeitos secundários.
10- Seja altruísta. Dê. E comece a dar agora. O investigador Stephen Post diz que ajudar um vizinho, fazer trabalho voluntário e doar bens e serviços pode ser mais benéfico do que fazer exercício físico ou deixar de fumar. Ele acrescenta que ouvir um amigo, perdoar, transmitir conhecimentos e celebrar o sucesso dos outros também contribui para a felicidade.
E, segundo a investigadora Elizabeth Dunn, as pessoas que gastam dinheiro com os outros evidenciaram mais felicidade do que quem o gasta consigo próprio.
E porque Filipenses é conhecida como a Carta da Alegria, o nosso irmão deixou-nos o texto bíblico registado em Filipenses 2:1-11.
Importa referir que esta carta foi escrita pelo apóstolo Paulo quando este estava detido numa prisão, o que prova que a verdadeira alegria não advém das circunstâncias em que nos encontramos, mas da nossa confiança no nosso bom Deus.
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Culto de Ceia e EBD...
Quando celebramos a Ceia do Senhor, lembramos a morte e a ressurreição de Jesus, o garante da vida eterna junto de Deus. Por causa da morte sacrificial de Cristo, todos aqueles que o receberem como Seu Salvador e Senhor, um dia estarão para todo o sempre com Ele no Céu, um lugar de delícias, onde não haverá choro, nem pranto, nem clamor, nem dor (Apocalipse 21:4).