domingo, 10 de outubro de 2010

Culto da tarde...

Actos 12:2-3 foi o texto bíblico que serviu de suporte à mensagem que o Pr. Jónatas Lopes nos trouxe. Estes versículos deviam servir-nos de base para muitas áreas da nossa vida, nomeadamente no trabalho de evangelização. Evangelização e oração devem andar sempre de mãos dadas. O que é a oração? É buscarmos a orientação e a visão de Deus. Quando oramos, Deus não dá a visão apenas a uma pessoa; dá-a a várias pessoas para que, em conjunto, possamos chegar àquilo que Ele quer. Daí a importância de os líderes espirituais partilharem as suas ideias e visão com os crentes, ouvindo também as suas sugestões, para que todos possam orar, buscando a direcção de Deus.
No verso 2, está implícita a ideia de serviço sem remuneração. "E, servindo eles ao Senhor..." Eles serviam sem terem qualquer contrapartida financeira. Todos sabemos que, nos dias que correm, é difícil as pessoas entenderem que fazemos algo sem sermos remunerados, mas é o que devemos fazer.
Devemos servir a Deus desinteressadamente, sem estarmos atrás daquilo que Ele pode dar. Não devemos negociar com Deus. Devemos servir o Pai Celestial com todo o nosso coração, com toda a nossa alma e com todas as nossas forças. Ainda que Deus não nos desse mais nada, aquilo que Ele nos deu, através de Jesus - a salvação da nossa alma - já seria suficiente para desejarmos servi-lo diariamente. O nosso serviço voluntário deve ser a resposta à graça de Deus.
"... e jejuando..." - lê-se ainda no versículo 2. Eis aqui algo que parece ter caído em desuso. Porque é que actualmente quase não se fala em jejum? A ideia de jejuar tem a ver com nos abstermos daquilo que interrompe a nossa intimidade com Deus, seja o que fôr. Daí o jejum e a oração estarem intimamente ligados. Durante aquele período de tempo que separamos para estar a sós com o Pai Celestial, não devemos estar preocupados com comida, telemóvel, etc... Não devemos permitir que algo se interponha entre nós em Deus, quebrando a nossa comunhão íntima com Ele.
"... disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado" - continua o versículo 2. Não nos esqueçamos que a Obra é de Deus e não nossa, e, portanto, é Deus que, através de nós, faz o trabalho. Nós somos meros instrumentos nas Suas mãos. E que honra é para nós podermos servir o nosso Deus! Mas, lembremo-nos sempre que em nós não existe qualquer mérito, pois no momento em que pensarmos que há, iniciaremos uma viagem rumo à nossa ruína espiritual.
O verso 3 fala de algo que também já não se usa muito nas nossas igrejas: a imposição de mãos. O que significa impor as mãos sobre alguém? Quando o fazemos, estamos a suplicar a Deus: "Faz algo nesta vida!" E, aqui, convém enfatizar que não há qualquer valor nas nossas mãos. Reafirmamos o que foi dito anteriormente: Não há qualquer mérito em nós. É Deus que tem poder para realizar o que quer que seja na vida das pessoas!
A oração é de vital importância na nossa vida pessoal e na vida da Igreja. Ela protege-nos contras os inevitáveis ataques do diabo. O diabo não fica satisfeito quando vê a Obra do Senhor a progredir e, portanto, devemos fortalecer-nos diariamente através da oração para que nos seja mais fácil resistir às investidas de Satanás. E, não nos devemos esquecer que, muitas vezes, o diabo usa até pessoas de dentro da igreja para impedir o crescimento da Obra! Por isso, devemos também orar para que Deus retire as pedras de tropeço ao avanço da Sua Obra.
Busquemos a Deus diariamente, porque quem está em plena sintonia com o Pai está menos vulnerável aos ataques do inimigo.
"Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e Ele fugirá de vós" (Tiago 4:7).
Oxalá façamos um auto-exame para descobrirmos se somos pedra de tropeço ao avanço da Obra do Senhor! Antes de agirmos ou de falarmos, perguntemo-nos se aquilo que estamos prestes a fazer ou a dizer servirá para edificação ou para destruição do Corpo de Cristo, a Igreja. Procuremos fortalecer a nossa intimidade com Deus para que tudo aquilo que fizermos seja reflexo da Sua presença na nossa vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário