quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Encontro Nacional de Jovens...

Um grupo de jovens da nossa Igreja esteve presente no Encontro Nacional, que se realizou no dia 5 de Outubro, no Acampamento Baptista de Água de Madeiros. O Pr. Jónatas Lopes liderou um dos fóruns. "Baterias espirituais vitalícias" foi o tema escolhido pelo nosso pastor para este fórum de discussão. Eventos como conferências e acampamentos recarregam as nossas baterias espirituais. Porém, elas tenderão a descarregar fora desses contextos se não fizermos algo para contrariar isso. Como poderemos, então, recarregar as nossas "baterias" diariamente, de modo a que elas não entrem em "falência"?
1- Através da oração. A oração é um diálogo entre nós e Deus, pelo que é importante ficarmos à espera do que Deus tem para nos dizer. O objectivo da oração é perguntar a Deus qual é a Sua vontade para a nossa vida. A nossa intimidade com o Pai Celestial tem a ver com isto. Nós pedimos a Deus, não aquilo que desejamos, mas aquilo que Ele tem para nós. "Eu quero aquilo que Tu tiveres para mim, seja o que for". Oxalá seja esta a nossa oração!

Mas, como é que sabemos, à luz da Bíblia, qual é a vontade de Deus? Em primeiro lugar, as nossas decisões devem estar em consonância com que a Sagrada Escritura diz. Por outro lado, quando oramos sobre determinado assunto, ao nos inclinarmos para determinada opção, se sentimos paz, devemos avançar. Caso contrário, é melhor não o fazermos. A paz é o árbitro da nossa vida.

A oração é algo deveras importante na vida do Cristão, para que estejamos sempre em sintonia com Deus. E só O poderemos conhecer se passarmos tempo com Ele em oração. Porém, às vezes, a nossa oração não é ouvida. Quando é que isso acontece? Quando há pecado na nossa vida. O pecado separa-nos de Deus; interrompe a nossa ligação com o pai Celestial. Para que o "canal" fique novamente desobstruído, é necessário arrependimento.
2- Através da leitura da Bíblia. O que é a Bíblia? É a Palavra de Deus. É a única regra de conduta e de fé do Cristão. Qual deve ser, então, a nossa relação com a Bíblia? Devemos lê-la diariamente, pois é o nosso alimento espiritual. Uma vez que Deus fala connosco através da Bíblia, para mantermos um relacionamento com Ele, é fundamental lermos a Sua Palavra diariamente.

Hebreus 4:12 afirma que a Palavra de Deus é viva, isto é, ela mexe connosco sempre, independentemente do número de vezes que já lemos determinado texto; é eficaz, ou seja, tem efeito na nossa vida, tem a resposta para todos os problemas.
Então, por que é que algumas pessoas não querem ler a Bíblia? A resposta encontra-se no mesmo versículo. Segundo Hebreus 4:12, a Palavra de Deus também é penetrante/cortante e apta para discernir os pensamentos, isto é, ela mostra-nos aquilo que está errado na nossa vida.
3- Frequentando uma igreja (Hebreus 10:25). Para que serve a igreja local? Porque é importante que frequentemos uma igreja? Quando nos reunimos para louvar e adorar a Deus e partilhar experiências, crescemos espiritualmente. Ficamos encorajados e a nossa fé é fortalecida quando ouvimos relatos acerca da sempre surpreendente acção de Deus na vida de alguém.
Se há algo que descarrega as nossas baterias espirituais, é a tentação, pois nem sempre conseguimos resistir-lhe. Como lidar, então, com isso? Se a oração/intimidade com Deus for uma realidade na nossa vida, estaremos mais fortes e, consequentemente, será mais fácil resistir às tentações que surgirem.
Lucas 4 relata a tentação de Jesus. Ele sentiu necessidade de se retirar para estar a sós com o Pai. Jesus jejuou durante os 40 dias em que esteve no deserto. Depois desse período, sentiu fome e o diabo aproveitou para tentá-lo. É quando estamos no centro da vontade de Deus que o diabo mais nos tenta. Quando Deus está a trabalhar, o diabo fica incomodado e ataca-nos.
Analisemos a forma como Jesus respondeu ao diabo quando este o tentou. Jesus respondeu sempre com a Palavra de Deus. "Está escrito" - disse Jesus ao diabo em cada uma das suas investidas.

Tiago 4:7 diz para nos sujeitarmos a Deus e resistirmos ao diabo que ele fugirá de nós. Oxalá lhe resistamos sempre com a Palavra de Deus!
Quando nos disserem que não somos livres de fazer isto ou aquilo, lembremo-nos que é Cristo quem verdadeiramente nos liberta (João 8:36).

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas coisas convêm..." (I Coríntios 10:23)


Sem comentários:

Enviar um comentário