quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Culto de Estudo Bíblico...

"Ser família de Deus" foi o tema do estudo que o Pr. Jónatas Lopes nos trouxe.
Em Mateus 6:9, quando Jesus instruía os Seus discípulos acerca da oração, disse-lhes que deveriam começar as suas orações com a palavra "Pai". Isto revela intimidade. E Deus deseja que os Seus filhos tenham uma comunhão íntima com Ele. Que privilégio podermos conversar com Deus como o fazemos com os nossos pais biológicos! Podemos ir até Ele com qualquer coisa que nos incomode.
Como Pai amoroso que é, Ele importa-se connosco; Ele interessa-se por cada detalhe da nossa vida e deseja que estejamos sempre em sintonia com Ele. E não precisamos de ter um horário ou um local específicos para o fazer, nem precisamos de interromper as nossas actividades. Podemos falar com o Pai Celestial até enquanto as realizamos. Isto é simplesmente maravilhoso!
Pai... Pensemos no que significa ser pai. Ao termo "pai", associamos imediatamente as palavras "cuidado" e "protecção", mas também "admoestação". Deus é um Pai que cuida dos Seus filhos, providenciando-lhes aquilo que eles necessitam. E tal como os pais terrenos, o Pai Celestial também admoesta e corrige os Seus filhos.
Ao falarmos de Deus como Pai, uma questão impõe-se: "Será que Deus é Pai de todos?" João 8:42-44 mostra-nos que não. Deus é criador de todos, mas não é Pai de todos. E como é que sabemos se Ele é Pai? Se o amamos, Ele é nosso Pai. Deus ama a todos, como diz Romanos 8. Ele ama todas as pessoas, independentemente de ser Pai delas ou não. Porém, somente aqueles que correspondem ao Seu amor; aqueles que também O amam, é que são Seus filhos... E, o que é amar? Amar é obedecer. Em Mateus 6:50, Jesus afirma o seguinte: "Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão..."
João 1:12-13 revela que Deus não é Pai logo; isto é, desde o início. Nós somos filhos de Deus por adopção. "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome" (v.12). "
"...feitos filhos de Deus..." O que é que o verbo "fazer" implica? Realizar algo novo. "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (II Coríntios 5:7).
Ainda segundo João 1:12, aqueles que crêem em Deus é que são feitos filhos de Deus. É de notar que a palavra "crer", que aqui aparece, no original, não é a mesma palavra para "acreditar". Trata-se de crença acompanhada de submissão. Isto é, eu creio em Deus, mas não me fico por aí... submeto-me também a Ele e à Sua vontade. Como filhos de Deus, temos inúmeros privilégios, mas também temos responsabilidades. Temos que ser submissos ao Pai Celestial.
João 1:13 afirma que aqueles que são filhos de Deus não nascem da vontade da carne. A iniciativa é de Deus. Efésios 2:8 corrobora isto: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus".
Como poderemos ter a certeza de que somos salvos? Há vários textos bíblicos que nos dão essa garantia. Eis alguns deles: João 5:24; I João 5:11-12; Apocalipse 3:20...
Apocalipse 3:20 é um versículo deveras interessante: "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo".
Aqui, vemos, uma vez mais, que a iniciativa é sempre de Deus; nunca nossa. É ele que "bate"; é Ele que vem ao nosso encontro. E a ideia do "cear" é demonstrativa do desejo de intimidade que Deus tem em relação aos Seus filhos. Oxalá nós também almejemos ter esse tipo de intimidade com o Pai Celestial!

Sem comentários:

Enviar um comentário