domingo, 25 de julho de 2010

Um ano de "Espaço Rute"...

Hoje, celebrámos o primeiro aniversário da nossa Loja Social - Espaço Rute. E podemos afirmar convictamente: "Ebenezer! Até aqui nos ajudou o Senhor!". Recorde-se que este projecto nasceu com objectivo de responder a vários problemas sociais, existentes no concelho de Tondela e concelhos vizinhos. Para poderem beneficiar dos artigos da nossa Loja Social, as pessoas têm de preencher uma ficha de candidatura, onde nos fornecem alguns dados. A sua situação é, então, avaliada, e, se ficar provado que realmente necessitam de ajuda, passarão a obtê-la, numa base mensal. Neste momento, auxiliamos mais de 130 pessoas.
E, no dia em que comemoramos o primeiro ano de vida desta Loja Social, não poderíamos deixar de destacar a dedicação de um casal da nossa igreja a este trabalho: os irmãos Guilherme e Maria do Céu, principais responsáveis pelo "Espaço Rute". Importa igualmente mencionar a preciosa colaboração de um outro casal - os irmãos Otávio e Laura - não esquecendo a Irª Laurentina, que se mostra sempre disponível para ficar na loja quando os irmãos responsáveis não o podem fazer. De há umas semanas a esta parte, contamos também com a ajuda de uma outra voluntária - a jovem Isabel - que sentiu desejo de dar algum do seu tempo a este projecto, e que tem feito um excelente trabalho. Damos graças a Deus pela vida destas pessoas que, com o seu empenho e dedicação, fazem desta loja social uma realidade!
A mensagem da parte de Deus foi-nos trazida pelo nosso pastor José Lopes, que nos desafiou a abandonarmos o comodismo e a marcharmos para a glória de Deus. I Coríntios 9:16-17 foi o texto bíblico que serviu de base à mensagem. "Porque se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim se não anunciar o evangelho! E, por isso, se o faço de boa mente, terei prémio; mas, se de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada". Às vezes, temos medo de nos mostrarmos e não saímos de dentro das quatro paredes dos nossos templos. Mas, lembremo-nos que Deus nos pôs por cabeça e não por cauda (Deuteronómio 28:13). A Igreja de Cristo existe para anunciar o Evangelho àqueles que não o conhecem. No nosso texto bíblico, o apóstolo Paulo usa a expressão "Ai de mim". Paulo sentia dor por causa daqueles que não conheciam Deus, e que, portanto, jaziam nas trevas, sem qualquer esperança!
Então, a palavra de ordem é "marchar". Em primeiro lugar, temos que marchar motivados pelo amor de Deus. Paulo afirma que se nos disponibilizamos para servir a Deus, temos galardão! Porém, se não o fazemos de boa vontade, não teremos qualquer recompensa. Estes versículos mostram-nos que as nossas opções são "ir" e "ir"... Quer o façamos de boa vontade, quer seja de má vontade, somos chamados a ir anunciar o Evangelho de Cristo (Marcos 16:15). E, quando somos motivados pelo amor de Deus, ele faz-nos pular, ele faz-nos avançar!
Em 2º lugar, temos de marchar incentivados pelo amor ao próximo. Jesus disse que devemos amar ao nosso próximo como a nós mesmos (Mateus 22:39). Isto é, temos de nos colocar no lugar das outras pessoas. Temos de pensar que se fôssemos nós a estar no outro lado, gostaríamos que viessem até nós. A Igreja de Cristo é chamada a ir ao encontro daqueles que ainda não têm a salvação que Ele oferece! Não nos esqueçamos que há muitas misérias à nossa volta que precisam de ser anuladas pela nossa intervenção.
Em 3º lugar, devemos ter em mente que a nossa responsabilidade é semear. Muitas vezes queremos "colher" almas rendidas a Cristo, sem sequer termos semeado! É óbvio que tal não é possível. A lei da sementeira diz-nos que colheremos aquilo que semearmos. E aqui também entra a lei da proporcionalidade: a colheita será na mesma proporção da sementeira. Se semearmos muito, muito colheremos. Todavia, se semearmos pouco, pouco iremos colher! Quando uma Igreja vive exclusivamente para si, não está preparada para ir ao encontro das pessoas que não têm a esperança da vida eterna. Lembremos-nos que, fora da nossa zona de conforto, há problemas graves e não há solução para eles, pois Deus está ausente. Cabe-nos a nós, Igreja, ir ao encontro desses problemas, apresentando a solução: Jesus Cristo.
Por último, não fiquemos escravos dos resultados. Obviamente que devemos ter expectativas, mas lembremo-nos de que os resultados não são nossos. Não somos nós que temos de converter em fruto a nossa sementeira. Deixemos os resultados para o Espírito Santo, que é Quem convence do pecado, da justiça e do juízo.
O trabalho de divulgação da Palavra de Deus constitui um desafio para a Igreja de Cristo. Nós não poderemos ser totalmente felizes, enquanto houver pessoas infelizes ao nosso redor. E há tantas nesta condição! Há muita alma à espera que a Igreja acorde... É tempo de marchar! Marchemos juntos para a glória de Deus!
Visite o "Espaço Rute" no Facebook: http://www.facebook.com/?ref=home#!/pages/Loja-Social-Espaco-Rute/118098784885206. E, se quiser recordar a inauguração da nossa Loja Social, clique aqui...

Sem comentários:

Enviar um comentário