domingo, 11 de julho de 2010

EBD...

"Que dons espirituais posso usar?". Este foi o tema da nossa lição da Escola Dominical. I Coríntios 12:4-10 foi o texto bíblico que lhe serviu de base. Importa, em primeiro lugar, definir a palavra "dom"... O que é um dom? É uma capacidade dada pelo Espírito Santo. No original é "graça". Dom é um talento, cuja proveniência é a graça divina. Então, se provêm de Deus, não devo fazer com os meus dons aquilo que eu quero. Sou mordomo. Tenho a obrigação de os administrar da melhor forma, colocando-os ao serviço de Deus. Há duas questões que se impõem aqui: "Já descobri os meus dons?" e "Que dons é que eu tenho usado?" Mas, como é que eu sei se tenho determinado dom? Experimentando se sou capaz de fazer determinado serviço... Todos temos dons. Deus tem muitos dons para dar à Sua Igreja. Porquê? Porque é na diversidade que está a riqueza. Somos um universo de diferenças e o nosso Deus tem que nos capacitar de acordo com essas diferenças. I Coríntios 12:7 afirma: "Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil". Quando personalizo este versículo bíblico, percebo que ninguém escapa de lhe ter sido atribuído pelo menos um dom. Ou seja, o nosso Deus dá a cada um de nós pelo menos um dom, para que sejamos úteis na Sua obra. E Ele é Senhor. É soberano! Por isso, tem todo o direito de me pedir o que quer que seja. E eu devo dar-Lhe sempre o meu melhor. Porém, isto só será possível se eu tiver sempre em mente que tudo o que fizer é para honra e glória de Deus!
Já sei qual é o meu dom? Se não sei, estou interessado em descobri-lo? Tenho sido um bom mordomo dos meus dons? Quando lemos I Coríntios 12:11-13; 18-19, surge outra questão: "Quem é que tem o dom mais importante?" Às vezes, desvalorizamos os dons dons que Deus nos deu. Tendemos a compararmo-nos com os outros. Por vezes, até achamos que os nossos dons não são tão significativos e que não somos necessários na Igreja. Mas, dispensaríamos algum membro do nosso corpo? Neste texto bíblico, Paulo, falando metaforicamente, diz que a Igreja de Cristo é um corpo. Logo, precisa de todos os membros. Ninguém é insignificante na Igreja de Cristo. Todos são úteis! Contudo, se algum membro da igreja cruza os braços e não faz o que era suposto fazer, os outros ficam sobrecarregados, pois, além de desempenharem a sua própria função, terão de fazer o trabalho que pertencia a outros. Infelizmente, alguns escondem os seus talentos e não os põem a render (Lucas 19:12-27). Não esqueçamos que somos mordomos dos dons que Deus nos concedeu e, mais dia, menos dia, teremos de dar contas ao Senhor. Coloquemos esse talentos ao serviço do nosso Deus!
Hoje também tivemos a honra de receber, na nossa igreja, três irmãos da Igreja Baptista de Mântova e Milão, na Itália: O Pr. Fábio, o Pr. Edvaldo e o Ir. Paulo.
O Pr. Fábio começou por nos fazer uma breve descrição histórica de Mântova, uma cidade com mais de 3 mil anos de existência e cerca de 60 mil habitantes. Habitada inicialmente pelos Etruscos, o nome da cidade deriva do nome de um "deus" daquele povo: "Mantus dos Infernos"...
O Pr. Fábio também nos contou um pouco da história da Igreja Baptista de Mântova, que foi organizada com apenas 17 membros, todos brasileiros. Ao longo dos últimos 8 anos, o Senhor acrescentou muitos à Sua Igreja naquela cidade. Actualmente, são 200 membros e de 15 nacionalidades! A Igreja de Mântova decidiu, desde cedo, ser uma igreja missionária. Quatro anos depois, estabeleceram as primeiras duas igrejas-filhas, uma das quais em Milão. Têm ainda trabalhos abertos em mais 2 locais.
A Igreja está a construir aquele que será o primeiro templo evangélico da cidade de Mântova.
"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor". Este versículo bíblico, que se encontra registado em I Coríntios 15:58, tem servido de base ao trabalho da Igreja de Mântova. O Pr. Fábio relembrou-nos que, se quisermos servir ao Senhor, precisamos de firmeza e constância. Temos de abundar na Obra do Senhor, sem nos preocuparmos com os resultados, pois eles vêm através da acção do Espírito Santo. O nosso trabalho não é vão no Senhor, afirma a Palavra de Deus. No entanto, ele deve ser feito com os olhos fixos no Senhor. A Obra de Deus, feita à maneira de Deus, conta sempre com os recursos de Deus. Ele dá a provisão! Assim, devemos ser firmes e constantes na Palavra, não cedendo às tendências seculares. Quando a igreja honra a Palavra de Deus, que permanece para sempre, Deus honra a obra. Deus abençoa! Também devemos ser firmes e constantes com o nosso testemunho de vida. O que é que os nossos vizinhos e colegas de trabalho pensam de nós? O Evangelho é, primeiramente, pregado com a nossa vida... só depois, com palavras! O Evangelho não vai tocar mais na vida dos outros do que tocou em nós. Se nos tocou profundamente, se nos transformou, também vai ter esse efeito na vida dos outros... Precisamos de ser apaixonados por Jesus. Caso contrário, ser-nos-á muito difícil caminhar com Ele. Como é que age uma pessoa apaixonada? Quer falar com a pessoa amada constantemente; faz os quilómetros que forem necessários para estar com ela, faça Sol ou faça chuva! É assim que deve ser a nossa relação com Deus. Devemos servi-lo independentemente das circunstâncias. A Palavra de Deus afirma que é maldito aquele que faz a obra do Senhor negligentemente (Jeremias 48:10). E quando é que isto acontece? Quando não damos prioridade à Obra do Senhor Deus. Quando só nos dedicamos ao Seu serviço, se nos sobrar tempo de outras actividades...
Ouvimos ainda o testemunho do Ir. Paulo, que entregou a sua vida a Cristo há cerca de 2 anos. Após alguma resistência, um dia, ele reconheceu que precisava da salvação. Actualmente, é diácono na Igreja de Mântova e líder no trabalho de evangelização. O nosso irmão falou-nos da dificuldade de evangelizar em Itália, um país com apenas 0,5% de Cristãos Evangélicos. Segundo o Ir. Paulo, as pessoas crêem num só "deus", o dinheiro! Não obstante as dificuldades de se anunciar o Evangelho numa sociedade materialista, os nossos irmãos, na cidade de Mântova, não se sentem desencorajados, pois estão conscientes que a sua tarefa é falar da Palavra de Deus diariamente. O restante trabalho é do Espírito Santo, que é quem convence do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8). Os textos bíblicos registados em Mateus 28:18-20 e Marcos 16:15 são a mola impulsionadora do trabalho de evangelização daquela amada Igreja.
Sentimo-nos muito abençoados com a presença dos nossos queridos irmãos e os nossos corações rejubilaram com o que ouvimos. Deus tem feito maravilhas no meio do Seu povo na cidade italiana de Mântova! A Ele toda a glória!

Sem comentários:

Enviar um comentário