domingo, 4 de julho de 2010

Culto de Ceia e EBD...

Hoje, por ser o primeiro Domingo do mês, tivemos o Culto de Ceia do Senhor. Porém, antes, realizou-se a Escola Dominical. A lição baseou-se em I Coríntios 8:1-13, que fala do cuidado que devemos ter em não escandalizarmos os outros com as nossas atitudes. Quando é que escandalizamos alguém? Quando fazemos algo que leva essa pessoa a desviar-se de Deus. O texto bíblico mostra-nos que a chave para a vida cristã não é o muito conhecimento que eventualmente possuamos, mas, sim, o nosso amor para com Deus e, consequentemente, para com os nossos irmãos. Possuir conhecimento é bom, mas, às vezes, tornamo-nos "inchados", isto é, arrogantes e altivos. Aquilo que realmente nos edifica é o amor! O amor ao nosso pai Celestial e aos nossos irmãos... Não esqueçamos que fomos criados para a glória do nosso Deus. Então, quando é que O glorificamos? Quando O amamos acima de todas as coisas. Se amamos a Deus, logo amamos o nosso próximo! Infelizmente, as nossas atitudes nem sempre revelam amor, pois muitas vezes só ajudamos os outros se isso não colidir com a nossa agenda, se não vier a alterar os nossos planos. Por outras palavras, se não me incomodar muito. Será isto amor genuíno?
O versículo 9 alerta-nos para o facto de a nossa liberdade poder vir a ser escândalo para os outros. Importa aqui comparar os conceitos "liberdade" e "libertinagem", os quais são muitas vezes confundidos. Deus concede-nos liberdade, mas para agirmos dentro dos Seus princípios, ou seja, de acordo com a Sua vontade. Deus ama-nos e, por isso, define limites para a nossa vida. Libertinagem é sinónimo de uma vida sem limites; é agir sem nos preocuparmos se as nossas acções vão ter implicações negativas na vida dos outros... I Coríntios 10.23 ("Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm, mas nem todas as coisas edificam") mostra-nos que temos liberdade total, mas, diante do nosso Deus, há limites. Quem ama impõe limites! Devemos afastar-nos das coisas que não edificam. Assim, antes de agir, devemos colocar a questão: "Isto agrada a Deus?" A resposta a esta pergunta deverá determinar as nossas acções.
I Coríntios 10.24 afirma o seguinte: "Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem". Este versículo parece não fazer qualquer sentido na sociedade actual, onde imperam o egoísmo e o egocentrismo. Quem é que, nos dias que correm, busca mais os interesses dos outros do que os próprios? Porém, se nós, Cristãos, estivermos ligados através do amor de Deus, isto é possível. Eu busco os interesses dos outros e os meus próprios interesses também estão asssegurados, pois os outros preocupam-se com eles. E isto refere-se tanto às necessidades materiais como às espirituais. Isto é ser Comunidade, é ser Igreja...
Resumindo: Devemos glorificar a Deus em tudo o que fazemos. Devemos ter cuidado para que o nosso comportamento não escandalize os outros; para que as nossas acções não os levem a afastar-se de Deus. A nossa prioridade não deve ser buscar o nosso próprio interesse, mas o do nosso próximo.

Sem comentários:

Enviar um comentário