quarta-feira, 24 de março de 2010

Culto de Estudo Bíblico e Oração...

Hoje, o Pr. Jónatas Lopes apresentou-nos um estudo sobre a importância das nossas palavras. A língua é um pequeno órgão que consegue minar a vida de uma família, de um local de trabalho e de uma congregação. Os grandes problemas, normalmente, surgem por causa da má-língua. A Bíblia ensina-nos a lidar com a nossa boca...
Tiago 1:26 afirma que é vã a religião daquele que não consegue refrear a sua língua. Temos de ser muito cautelosos em relação àqueles que, assim que chegam junto de nós, começam logo a falar mal de alguém.
"A vida e a morte estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto". (Provérbios 18:21)
Em Efésios 4:29, o apóstolo Paulo diz o seguinte: "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem". O adjectivo "torpe" era, normalmente, usado em relação ao peixe podre. Ou seja, da nossa boca não deve sair nada que cheire mal, que não preste... As nossas palavras devem ser sempre agradáveis! Mas, a boca fala daquilo que o coração está cheio (Lucas 6:45). Enchamos, então, o nosso coração de coisas boas para que as nossas palavras sejam aprazíveis!
"Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde". (Provérbios 12:18)
Uma boa palavra no momento certo é muito importante. Porém, lembremo-nos que o silêncio também é necessário e, às vezes, é mais eficaz do que as palavras.
Quantas vezes, alguém nos está a contar uma determinada situação e nós apresentamos logo uma receita, sem sequer ouvirmos o final da história?! Mas, actualmente, as pessoas precisam, mais do que nunca, de alguém que as ouça. Será que estamos dispostos a ouvir com ouvidos de ouvir?! Às vezes, a melhor ajuda que podemos oferecer não são palavras, mas, sim um ouvido atento...

Sem comentários:

Enviar um comentário