segunda-feira, 1 de março de 2010

Culto da tarde...

Tendo por base o texto bíblico registado em I Timóteo 4:1-16, o Pr. Jónatas Lopes pregou sobre "Unidade com a liderança da Igreja". O que significa ser liderado por um servo do Senhor?
Nesta passagem bíblica, Paulo alerta Timóteo para a existência de elementos perturbadores na Igreja, como espíritos enganadores e doutrinas de demónios. Infelizmente, isto também acontece nas Igrejas dos dias actuais. Muitas vezes, nas Igrejas, há elementos que são apenas agentes do diabo, que não estão lá com as melhores intenções, e, infelizmente, às vezes, os crentes ouvem mais essas pessoas do que os pastores. Paulo diz a Timóteo que a Igreja tem de se manter unida face a esses elementos perturbadores.

As falsas doutrinas que surgem por aí em catadupa não são nada de novo, pois se estudarmos a história do Cristianismo, vemos que essas ideias têm existido ao longo dos séculos.

Paulo aconselha Timóteo a não ligar a fábulas profanas, mas a exercitar-se na piedade. Muitas pessoas preocupam-se em demasia com o seu exterior e descuram o interior. No entanto, os Cristãos são chamados a "cultivar" essencialmente a beleza interior, tendo atitudes de bondade e generosidade.

Mas, voltemos ao tema da mensagem: "Unidade com a liderança da Igreja". Existe unidade entre membros e líder quando os membros entendem que a principal função do pastor é o ensino da Palavra. Muitas vezes, a Igreja quer que os pastores sejam essencialmente  "fazedores" de actividades e estes acabam por estar tão ocupados que lhes sobra pouco tempo para ler, orar, estudar, meditar e preparar as mensagens. Há até quem meça a espiritualidade da Igreja pelo número de actividades. Porém, espiritualidade tem a ver com o grau de intimidade com Deus.
Existe unidade no seio da Igreja quando os membros entendem que o pastor também deve exortar e chamar a atenção quando percebe que algo não está bem, não com sentido de punição, mas tentando ajudar, em amor.

Paulo diz a Timóteo que o líder deve ser o exemplo dos fiéis na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. E quando o pastor é uma referência, não há por que rejeitar as suas repreensões. Uma igreja unida ao seu líder exemplar, aceita as suas repreensões. As boas ovelhas seguem o seu pastor...

Sem comentários:

Enviar um comentário