terça-feira, 16 de março de 2010

Culto da tarde

Ontem, no culto da tarde, o Pr. Jónatas Lopes introduziu o subtema para este mês de Março: Humildade. Filipenses 2:3 foi o versículo bíblico que serviu de base à mensagem. Humildade é algo que escasseia na nossa sociedade. E, muitas vezes, também falta nas nossas igrejas. Vê-se cada vez mais pessoas que falam mais de si do que daquilo que Deus tem feito nas suas vidas. Também falta humildade nos nosso lares. Falta a capacidade de se pedir perdão ao conjuge e aos filhos. Tendemos a pensar que pedir perdão revela falta de autoridade. Mas não é assim! Muito pelo contrário. Ganhamos autoridade quando pedimos perdão.
No texto bíblico de hoje, vemos que o apóstolo Paulo achou-se na necessidade de advertir os crentes a não fazerem nada por partidarismo. Infelizmente, nas nossas igrejas, as decisões são muitas vezes tomadas por partidarismos, quando deveríamos valorizar a opinião de todos. Tendemos a julgar pelo aspecto exterior da pessoa, algo que não deveria acontecer no Corpo de Cristo!

Paulo também alerta os crentes de Filipos para o perigo de se fazer algo por vanglória. Vanglória significa "glória pessoal". Por outras palavras, Paulo diz: "Não façam nada nas vossas igrejas que retire a glória devida a Deus, e a coloque em vós mesmos"...
Ou seja, o que quer que façamos deve ser feito para glória de Deus.

Servir a Deus não deve ser com partidarismo, nem vanglória, mas com humildade. O nosso serviço não deve ser feito para que os outros vejam, mas para glorificar o nosso Pai Celestial, sempre em atitude de humildade, pois nada somos perante Deus, o Criador do Universo.
Paulo também diz que devemos considerar os outros superiores a nós mesmos. Pessoas que tratam os outros consoante a sua posição social têm personalidade duvidosa. Se considerarmos os outros superiores, trataremos todos da mesma maneira e respeitaremos mais o nosso próximo. Devemos ter relacionamentos saudáveis, valorizando todas as pessoas. Quando há humildade, cumprimentamos todas as pessoas. Às vezes, encontramos pessoas que estão presas a algo que aconteceu no passado e não falam com um determinado irmão porque  muitos anos antes ele disse ou fez isto ou aquilo. Infelizmente, há muito disto nas nossas igrejas.
A ausência de humildade leva a que as pessoas abandonem a igreja. Não esqueçamos que, na igreja, somos todos iguais. Tratemos os outros como superiores a nós mesmos!

Sem comentários:

Enviar um comentário