sexta-feira, 5 de março de 2010

Culto de Estudo Bíblico e Oração...

"Onde está Deus?", foi o título que o nosso pastor escolheu para o Estudo Bíblico desta semana. Quando surgem tragédias como as que ocorreram recentemente no Haiti, na Madeira e no Chile, ouvimos as pessoas perguntar constantemente: "Onde estava Deus quando isto aconteceu?"
A resposta é simples: Deus está onde sempre esteve. Deus está onde O deixaram. Em muitas casas/famílias, não há absolutamente nada de Deus. Então, com que direito essas pessoas, que puseram Deus de lado, reivindicam a Sua presença na hora das desgraças?

Em Apocalipse 3:19, Jesus diz: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele". Acontece que há pessoas que fecham de tal maneira as "portas" da sua vida, que não deixam Jesus entrar. E Jesus não força a entrada. Ele é manso e humilde (Mateus 11.29). Porém, o Seu convite é para todos: "Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei..." (Mateus 11:28).
Muitas pessoas não querem Jesus nas suas vidas e as consequências de tal escolha não se fazem esperar: traição, adultério, envolvimento com drogas, crime, etc...
Deus não está num lugar onde não O quiseram. É no mínimo estranho que as pessoas reivindiquem a presença de Deus onde não O quiseram.
Deus está em todo o lado, mas onde O desejam. Deus movimenta-se em direcção aos corações que estão receptivos. Ele não entra na nossa casa se não O convidarmos. Oxalá digamos com Josué: "Eu e a minha casa serviremos ao Senhor!" (Josué 24:14-17)

No início da Criação, Deus fez a divisão entre a parte seca e a parte líquida do mundo. Porém, os homens, na sua ambição desmedida, começaram a desejar mais do que aquilo que lhes tinha sido atribuído. "Roubaram" espaço aos mares, escavaram a terra para construir túneis, arranjaram formas de atravessar os mares e de alcançar os ares e até o Espaço. Ou seja, os homens, cegos por uma ganância que parece não conhecer limites, vão destruindo aquilo que Deus construiu. O homem usa a sua ciência alterando a natureza, mas esta, como é óbvio, segue o que é natural! Como podem, então, culpar Deus pelos seus erros?!

Deus criou-nos com livre arbítrio, isto é, poder de escolha. E todas as escolhas têm consequências. Positivas ou negativas, consoante essas escolhas sejam acertadas ou não.

Onde está Deus? Deus está onde os homens O deixaram quando resolveram abandonar a casa paternal. Se excluimos Deus das nossas vidas e das nossas escolhas, como ousamos reivindicar a Sua intervenção quando surgem as consequências dessas mesmas escolhas? Se Deus está do lado de fora, como poderá intervir no lado de dentro?

Sem comentários:

Enviar um comentário