segunda-feira, 8 de março de 2010

Culto de Dedicação das gémeas Rute e Ester

"Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão". (Salmo 127:3)
 E se é Deus quem dá os filhos, quem melhor do que Ele para deles cuidar? Por saberem que nas Suas mãos, as suas filhinhas, Rute e Ester, estarão sempre em segurança, um casal muito querido da nossa igreja apresentou-as hoje ao Senhor, num culto em que contaram com a presença de muitos familiares e amigos. A Mónica e o Filipe assumiram, assim, em acto de culto, o compromisso de educarem as sua meninas no caminho do Senhor.





"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele". Foi este versículo bíblico, registado em Provérbios 22:6, que serviu de base à mensagem que o Pr. Jónatas Lopes nos apresentou. Instruir a criança no caminho em que deve andar significa educá-la segundo as suas características; ajudá-la a conhecer a sua vocação para que seja feliz. Isto é, os pais devem ajudar os filhos a descobrir o caminho que Deus tem para eles. Um dos erros que os pais cometem é tentar educar os filhos como eles foram educados. Porém, os pais devem procurar conhecer as características de cada filho para melhor os instruírem.
Os pais tendem a comparar os filhos, algo que devem evitar fazer, pois as crianças são todas diferentes. Os pais devem motivar cada um dos filhos, de acordo com a vocação de cada um.

Nunca se deve castigar uma criança por falta de maturidade. Estragar algo faz parte do crescimento. A criança não deve ser punida por estragar uma planta ou partir um prato, por exemplo, pois isso não terá quaisquer consequências no futuro. O castigo deve ser aplicado apenas quando há rebeldia. Contudo, a disciplina deve ser sempre feita em amor. Quando os filhos passam a ter medo dos pais, é indício de que a punição já foi longe demais! Os pais também devem ter cuidado com as palavras que dirigem aos filhos, pois estas podem ferir mais do que o castigo físico. É importante criar memórias positivas nas crianças! 
Outro dos erros que os pais muitas vezes fazem é aproximar-se mais dos filhos com quem têm mais semelhanças. É preciso muito cuidado para não criar um sentimento de rejeição nas outras crianças. Os pais devem estar atentos aos sinais que os filhos vão dando...

O nosso pastor José Lopes, que fez a oração de dedicação, explicou o significado da cerimónia e dos nomes das meninas.
Rute: Significa companheira; o auge da beleza; alguém prático (que não adia a resolução dos problemas); impaciente (com quem quer que seja que dramatize algo que não tem qualquer sentido)
Ester: Deriva de estrela; pessoa charmosa/encantadora; pessoa cativante e sensual; alguém que resolve os seus problemas e os da sua família.


Após o culto, tivemos mais um agradável momento de convívio.

Foi, sem dúvida, um dia muito especial na vida da nossa igreja. Os nossos corações rejubilaram!

Sem comentários:

Enviar um comentário