segunda-feira, 29 de março de 2010

Culto de Dedicação do Samuel...

Hoje, tivemos mais um momento especial na vida da nossa igreja. O pequeno Samuel, filho do Pr. Jónatas Lopes e da Filipa, foi dedicado ao Senhor Deus.

O compromisso assumido, em acto de culto, pelos papás do nosso querido Samuel de instruírem o seu menino nos caminhos do Senhor (Provérbios 22:6) foi testemunhado por algumas dezenas de familiares e amigos desta família querida.

O pregador convidado, o Pr. Pedro Girão, falou do “Plano de Estabilidade e Crescimento Espiritual”. Uma mensagem baseada em II Crónicas 7:11-14. Depois de uma festa com abundância de comida, Deus comunica a Salomão que tempos difíceis irão chegar. Era costume, no Velho Testamento, Deus alertar para os tempos difíceis quando o povo estava em festa. Isto mostra que é em tempos de estabilidade que nos devemos preparar para os tempos conturbados. Devemos preparar-nos para agir e não para reagir. Muitas vezes, somos apanhados de surpresa porque não mantemos vivos os avisos que Deus nos vai dando através da Sua Palavra.
Como referiu o Pr. Pedro Girão, o versículo 14 mostra-nos o que é necessário para que Deus nos atenda:
1- Humilhação. Tendemos a ser orgulhosos e arrogantes, achando que controlamos tudo. Oxalá imitássemos Jesus, o exemplo supremo de humildade, que sendo Deus, despojou-se da Sua glória, carregou os pecados da humanidade e morreu para nos salvar. É espantoso como o homem, tão pequeno e insignificante, está sempre a vangloriar-se , quando Jesus, que fez coisas tão extraordinárias, não atribuía a Si os milagres que realizava. Dizia sempre que Deus os fizera através de Si. Temos de aprender a depender inteiramente de Deus, Aquele que domina tudo.
2- Oração. Orar é buscar a Deus; é perguntar contínua e constantemente qual a Sua vontade para todos os dias da vida que Ele nos concede aqui na Terra. Buscar a Deus é estar ansioso por saber aquilo que Deus quer que façamos. Quanto tempo é que passamos a perguntar a Deus aquilo que Ele quer para a nossa vida? Jesus chegava a passar noites inteiras a orar, perguntando ao Pai qual era a Sua vontade. Só depois agia…
3- Conversão. I João 1:8 afirma que se dizemos que não temos pecado, somos mentirosos. Todos nós fazemos coisas que desagradam ao Pai Celestial. Jesus foi o Único que nunca desagradou a Deus. Assim, temos de reconhecer que erramos e precisamos de nos arrepender genuinamente, pedindo perdão a Deus. Deus só nos responde quando nos apresentamos diante dele devidamente, pois o pecado separa-nos de Deus. (Isaías 59:1-3)
O Samuel Úria presenteou-nos com uma música que compôs para o nosso querido Samuel e o vovô Pr. José Lopes explicou o significado do nome e falou da importância de irmos passando os princípios e valores bíblicos de geração em geração. O trabalho dos pais deve ser contínuo e constante. Devem entregar os filhos a Deus todos os dias. Os filhos são herança do Senhor (Salmo 127:3). Logo, é dever dos pais cuidar muito bem deles, educando-os no caminho do Senhor Deus.
O Pr. José Lopes fez ainda referência ao importante papel que cabe às testemunhas (padrinhos). Eles assistem ao acto de dedicação da criança e devem observar a forma como os pais a vão instruindo ao longo dos anos, responsabilizando-os caso não o façam de acordo com os padrões bíblicos.
Após a cerimónia, tivemos mais um agradável momento de confraternização.
Foi um dia magnifico! Estamos gratos ao nosso bondoso Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário