domingo, 11 de outubro de 2009

Culto de Domingo...

Baseando-se no texto bíblico registado em Actos 13:1-3, o Pr. Jónatas Lopes trouxe-nos uma mensagem que focou as características que uma igreja saudável deve ter:
  • serviço
  • oração
  • acção
A igreja de Antioquia, cidade onde os discípulos foram pela primeira vez chamados de Cristãos, deve servir-nos de referência. Os crentes tinham a atitude certa. Oraram, ouviram a estratégia de Deus e, dirigidos pelo Espírito Santo, entraram em acção.
A Igreja deve estar pronta para servir ao nosso Deus, mas nem sempre estamos dispostos a entrar em acção. Oramos e até damos algum do nosso dinheiro para a obra de Deus, mas nem sempre estamos dispostos a abdicar de algum do nosso tempo livre para trabalhar para o Senhor. É-nos difícil "ir". No entanto, é extremamente importante que a Igreja esteja pronta para servir. Temos que "cortar" com a ideia de que basta ir à igreja para se viver plenamente a vida cristã. Devemos permitir que o Espírito Santo "quebre" a nossa vida e as tradições enraizadas em nós. Oxalá estejamos disponíveis para que Deus faça a Sua obra através de nós, pois quando nos colocamos nas mãos de Deus, Ele faz coisas surpreendentes. Devemos agir sempre sob a orientação do Espírito Santo. O dono da Igreja é Cristo e, portanto, devemos deixar o Espírito Santo dirigir a vida da Igreja.
A oração é algo fundamental na vida da Igreja. Orar traz dependência de Deus. Dependência de Deus traz estratégia. E estratégia leva à acção. Precisamos de "arregaçar as mangas"... É óbvio que, numa comunidade, cada pessoa tem a sua própria opinião, mas nesta diversidade, devemos procurar a unidade em Cristo. Devemos "libertar-nos" das tradições e "prendermo-nos" à Palavra. Deixemos Deus "quebrar-nos"!
É frequente encontrarmos livros e artigos que apresentam estratégias para uma evangelização eficaz. Porém, devemos estar conscientes de que não são as nossas estratégias que a tornam eficaz. O trabalho é do Espírito Santo, pois é Ele que convence do pecado, da justiça e do juízo. Além disso, nós não evengelizamos para termos mais pessoas na Igreja, mas para obedecer ao "ide" de Jesus.
Oxalá estejamos dispostos a mudar mentalidades e atitudes e a quebrar tradições para podermos experimentar a vontade de Deus, a qual é boa, agradável e perfeita (Romanos 12:1-2).

Sem comentários:

Enviar um comentário