domingo, 18 de outubro de 2009

Culto da tarde...

Daniel 3:17-18 foi o texto bíblico que serviu de base à mensagem que o Pr. Jónatas Lopes nos trouxe hoje. A vida de Sadraque, Mesaque e Abednego estava em perigo. Ao desobedecerem ao rei Nabucodonosor, que tinha feito um decreto, segundo o qual todas as pessoas teriam de adorar uma estátua de ouro que ele mandara erigir, eles tinham plena consciência de que o rei poderia sentenciá-los à morte. Porém, eles escolheram agradar a Deus e, portanto, não obedeceram às ordens do rei. A resposta deles é simplesmente admirável! Dizem a Nabucodonosor que sabem que Deus os pode livrar da morte, mas, mesmo que Ele não o faça, eles não obedecerão ao rei. O seu objectivo era agradar sempre a Deus, o Único que merece ser adorado. Logo, não se prostraram perante a estátua. O nosso pastor desafiou-nos, então, a aplicar os princípios daqueles jovens a várias áreas da nossa vida: finanças, saúde, família e relacionamentos.
Quando estamos com problemas financeiros, o que escolhemos fazer? Preferimos agradar a Deus, ainda que isso, aparentemente, resulte em mais "prejuízos" ou enveredamos pelo caminho que nos conduz à "solução" do nosso problema, mas que compromete os valores pelos quais, nós, Cristãos, nos devemos reger? Bem, sabemos que o Pai Celestial cuida dos Seus filhos (Salmo 37:25 e Mateus 6:30-33). Esta promessa deveria bastar-nos e, consequentemente, levar-nos a optar por fazer sempre o que é correcto. E, em questões de saúde, como é que reagimos? Em II Coríntios 12:7-10, ficamos a saber que o apóstolo Paulo tinha um problema de ordem física, o tal "espinho na carne". Ele orou para que Deus actuasse na sua vida e o "libertasse" desse problema, mas não recebeu a resposta que almejava. Ainda assim, ouviu algo extraordinário: "A minha graça te basta!" Às vezes, os problemas surgem na nossa vida para que não nos exaltemos. No entanto, ainda temos a garantia de que o poder de Deus se aperfeiçoa na nossa fraqueza. O que dizer, então, às pessoas sobre saúde? Quando alguém está doente, devemos orar para que Deus faça a Sua vontade. Podemos prometer curas? Não. Isso depende de Deus. Se alguém for curado, é Deus que o faz. Mas, Ele só cura, se quiser, e quando Ele quer. Ele é soberano. A nossa oração deve ser aquela que Jesus nos deixou em Mateus 6:9-13. "Seja feita a Tua vontade, assim na Terra como no Céu". A nossa fé nunca deve depender da nossa saúde. Devemos glorificar a Deus, independentemente dos resultados, pois Ele sabe o que faz e tem sempre o melhor para os Seus filhos.
Quando os problemas são de ordem familiar, como é que respondemos? Por vezes existe a ideia de que se seguirmos a Deus, teremos uma família perfeita. Porém, seguir a Deus não é sinónimo de ausência de problemas. Seguir a Deus tem a ver com paz interior. Deus dá-nos a força necessária para enfrentarmos os problemas que surgem. Além disso, a Bíblia apresenta instruções para que uma família funcione bem: um casal deve ser uma só carne; deve haver fidelidade em todas as áreas da vida a dois; é imprescindível que haja respeito mútuo... A Palavra de Deus também diz que os pais devem instruir os filhos no caminho em que devem andar (Provérbios 22:6). Ou seja, os pais devem ajudar os filhos a seguir o caminho para o qual estão vocacionados; devem educá-los de modo a que possam vir a realizar os seus próprios sonhos e não os sonhos que os pais têm para eles. Quanto aos relacionamentos, estes serão, certamente, mais saudáveis se aplicarmos alguns princípios da autoria do escritor John Maxwell:
Princípio da Lente: Quem somos, determina a forma como vemos os outros. Princípio do Espelho: Devemos analisar, primeiro, quem somos. Princípio da Dor: As pessoas más magoam os outros e são magoadas pelas outras pessoas. Princípio da troca de papéis: Devemos colocar-nos no lugar dos outros. Princípio da Circunstância: Nunca devemos permitir que uma situação tenha mais valor que um relacionamento. Princípio da Celebração: Celebrar com as pessoas os seus momentos bons. Princípio da Excelência: Passamos para um nível superior quando tratamos os outros melhor do que eles nos tratam a nós. Princípio do Boomerang: Quando ajudamos os outros, estamos a ajudar-nos a nós próprios. Princípio da Satisfação: Sentimos alegria por estarmos juntos.

Sem comentários:

Enviar um comentário