Hoje foi um dia imensamente feliz para a nossa igreja. Inaugurámos a Loja Social Espaço Rute. O Presidente da Junta de Freguesia de Tondela deu-nos a honra da sua presença e louvou a iniciativa. E foi o senhor Presidente que cortou a fita, tendo, a seu pedido, contado com a "ajuda" das crianças presentes na cerimónia...
Relembramos que se trata de um projecto de solidariedade social, que visa ajudar as pessoas carenciadas do concelho de Tondela e concelhos limítrofes.
O Pr. Jónatas Lopes explicou: Porque a história de Rute, registada na Bíblia, no livro com o mesmo nome, é uma história fascinante. Rute ficou viúva, mas optou por continuar ao lado da sua sogra - Noemi - também ela viúva. Quando Noemi ficou sem o marido e sem os filhos, resolveu abandonar o país para onde tinha emigrado com a sua família e regressar à sua terra natal.
Ela disse, então, às suas noras - ambas viúvas - para voltarem para junto dos seus pais, pois ela já não tinha nada para lhes oferecer. E foi o que fez uma das noras. Rute, porém, disse à sua sogra que jamais a deixaria (Rute 1:16-17). Rute decidiu ficar com a sua sogra e ajudá-la, não se importando com o que poderia vir a acontecer.
Deus viu a bondade de Rute. Ela estava a fazer aquilo pela sua sogra, de coração, pois Noemi não tinha nada para lhe dar em troca. Aquele acto de amor de Rute, teve uma recompensa tremenda. Deus deu-lhe um marido - Boaz -, de quem teve um filho - Obede - que veio a ser o avô de David. Jesus, como sabemos, era descendente de David!
Semelhantemente, o Espaço Rute pretende ser um espaço de ajuda ao próximo, sem se esperar nada em troca.
Como Cristãos, somos chamados a exercer a bondade no nosso dia-a-dia. Actos de amor, às vezes, exigem sacrifícios da nossa parte. Oxalá estejamos dispostos a fazê-lo, pois isto não é mais do que obedecer a um dos mandamentos que Jesus nos deixou: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mateus 22:39).
"Um coração que ama, incendeia outro".
(Agostinho)
Que seja uma bênção para a nossa amada Igreja e para a cidade de Tondela!
ResponderEliminarContinuamos em oração por vós e pelo vosso Ministério.
Até breve!