quinta-feira, 30 de julho de 2009

Culto de Estudo Bíblico e Oração...

Continuamos no Evangelho de João e ontem estudámos João 12:1-19. Um estudo que nos foi apresentado pelo Pr. Jónatas Lopes. Betânia. Jesus, Lázaro, Marta e Maria. Marta a servir, como era seu hábito. Maria junto do seu Senhor, ungindo-lhe os pés com um perfume caro. Maria deu a Jesus o melhor que tinha, o mais caro, o mais precioso... Não devemos nós também fazer o mesmo? Ao ungir os pés de Jesus, enxugando-os com os seus cabelos, Maria revela muita humildade.
Judas reage ao acto de Maria com uma crítica. Pergunta por que se desperdiçou o unguento em vez de se vender e dar o dinheiro aos pobres. Judas não estava minimamente preocupado com os pobres. Ele, além de ladrão, era daquele tipo de pessoas que estão sempre prontas a deitar abaixo quem faz algo de positivo. É óbvio que devemos ajudar os pobres (Tiago afirma que a verdadeira religião é ajudar os órfãos e as viúvas, isto é, os necessitados), mas devemos dar o melhor a Deus. Ele merece a primazia!
No versículo 10, vemos que os principais dos sacerdotes, que procuravam matar Jesus, também decidem matar Lázaro. Porquê? Após o milagre da ressurreição de Lázaro, operado por Jesus, muitas pessoas começaram a crer que Ele era, de facto, o Messias. Ora, matar Lázaro era eliminar a prova do poder de Jesus. Nos versos 12 e 13, vemos que quando Jesus estava a chegar a Jerusalém, juntou-se uma grande multidão, empunhando ramos de palmeira, e todos O aclamaram. No entanto, uma semana depois, as mesmas pessoas gritaram: "Crucifica-o!" Quando o povo via Jesus realizar milagres, juntava-se sempre uma grande multidão completamente maravilhada. Porém, Jesus terminou o Seu ministério aqui na Terra quase sozinho, pois seguir a Jesus significa renúncia, implica tomar a nossa cruz (Marcos 8:34). No versículo 18, vemos que a multidão seguiu Jesus porque tinha ouvido falar do milagre que Ele realizara. Não o faziam pela pessoa de Jesus, mas por causa do que Ele fazia. Ainda hoje é assim. Há pessoas que seguem Jesus só por causa das bênçãos!
Oxalá estejamos dispostos a seguir a Jesus, independentemente do que possa acontecer. Que possamos estar sempre receptivos às Sua vontade; que Ele seja glorificado na nossa vida; que O possamos seguir de todo o coração!

Sem comentários:

Enviar um comentário