quarta-feira, 1 de julho de 2009

Culto de Estudo Bíblico e Oração...

Continuamos no livro de João e, hoje, o estudo, apresentado pelo nosso pastor José Lopes, incidiu sobre João 10:22-30.
Jerusalém. Festa da Dedicação (também chamada de Festa das Luzes). Jesus está presente. Jesus apresentava-se em lugares, onde podia brilhar, onde podia proclamar o Evangelho.
É uma grande lição para nós. Se nos escondermos, não poderemos brilhar e nós somos chamados a ser luz e sal!
Os judeus interpelaram Jesus com uma dúvida: "Se tu és o Cristo, dize-no-lo abertamente". É curioso que estas eram as mesmas pessoas que já anteriormente Lhe tinham colocado a mesma questão. Jesus diz-lhes que já lhes tinha respondido a essa pergunta. Às vezes, isto também se passa connosco. As pessoas fazem-nos testes sobre a nossa vida espiritual. Colocam-nos a mesma questão várias vezes para verificarem se obtêm sempre a mesma resposta, para verem se somos coerentes... Jesus diz algo importante: aquilo que Ele faz, credibiliza-o. Existe correspondência entre aquilo que Ele diz e aquilo que Ele faz. Isto conferia-lhe autoridade! É, de facto, muito importante que haja coerência entre aquilo que dizemos e aquilo que fazemos. A teoria e a prática devem sempre convergir. Aquilo que fazemos, deve validar aquilo que dizemos!
No verso 26, torna-se evidente que aquelas pessoas não eram nem queriam ser "ovelhas" de Jesus. Não obstante tudo o que Jesus dizia e fazia, não criam nEle. Também se passa connosco. Quando falamos de Jesus e da salvação que Ele oferece, mesmo que vivamos coerentemente, haverá sempre alguém que não aceita!
No verso 27, Jesus diz três coisas muito importantes: 1) As minhas ovelhas ouvem a minha voz. Indica que há proximidade, intimidade. Devemos ouvir a voz de Jesus, estar atentos ao que Ele nos diz. 2) Eu conheço-as. Que afirmação reconfortante! Jesus conhece-me. Jesus sabe o que eu necessito. O meu futuro está nas Suas mãos. Não preciso de temer o amanhã! 3) Elas seguem-me. Devemos seguir sempre a Jesus, independentemente de os Seus planos coincidirem ou não com os nossos. Jesus quer sempre o melhor para a nossa vida.
No versículo 28, Jesus garante algo extraordinário! Ele diz que a vida eterna. Dar significa que é de graça, não implica pagamento. E Ele dá algo realmente precioso: a vida eterna, algo inviolável! No mesmo versículo, Jesus ainda diz que nunca pereceremos nem ninguém nos arrebatará da Sua mão. Que maravilha! Eu sou de Jesus e sempre serei, porque ninguém me poderá afastar dEle. É óbvio que está na minha mão essa possibilidade, mas se eu quiser estar sempre com Ele, estarei, porque nunca é da Sua vontade que nos afastemos dEle. No verso 29, Jesus diz que ninguém nos pode arrebatar da mão de Deus. Anteriormente, dissera que ninguém nos poderia arrebatar da Sua mão. Ou seja, Ele diz que é Deus. No versículo 30, Ele afirma isso mesmo, clara e directamente: "Eu e o Pai somos um".
Conclusão: Por que é que vale a pena seguir a Jesus? Porque Ele é Deus, o Verbo incarnado, o Emanuel... Vale a pena não mudar de pastor nem de prado. Não há boas aventuras fora de Jesus Cristo!

Sem comentários:

Enviar um comentário