quinta-feira, 29 de março de 2012

EBD...

No Domingo passado, a lição da Escola Dominical, que teve como título "Aceite os outros", foi baseada em Lucas 4:31-31 e Lucas 5:12-16.
A verdade bíblica afirma o seguinte: "Quando aceitamos todas as pessoas, iremos alcançá-las, incluindo aquelas que são consideradas inoportunas e repugnantes. 


Frequentemente nós, enquanto cristãos, criamos uma barreira e colocamos de um lado desta aqueles que achamos que merecem a salvação e do outro aqueles que, na nossa óptica, não são dignos de receber tal graça. Mas, quem é que realmente merece a salvação? A resposta é: Ninguém! Só temos acesso a ela devido à imensa graça de Deus.

Contextualizando o texto bíblico: Jesus entra na sinagoga e começa a ensinar. Ele nunca abdicava da doutrina... As pessoas admiravam as suas palavras, pois eram proferidas com autoridade,isto é, Ele falava com a sua própria vida; havia coerência entre aquilo que pregava e a forma como vivia...

Na sinagoga, estava presente um homem que tinha um espírito demoníaco. Este reconheceu Jesus imediatamente e perguntou-Lhe se os tinha vindo destruir. Logo a seguir diz algo espantoso: "Bem sei quem és: o Santo de Deus".
Numa altura em que os judeus não criam que Jesus era o Filho de Deus, o espírito mostra que sabe bem quem Cristo era. Isto também mostra que, não obstante ter poder, o diabo não tem poder algum sobre os filhos de Deus, pois o Espírito Santo habita em nós. "Sujeitai-vos a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós (Tiago 4:7). O diabo jamais terá poder algum sobre nós, desde que não lhe abramos uma brecha.




Jesus repreendeu o demónio (v.35). Mandou-o calar-se e sair. Falou-lhe com autoridade e objectividade, mas com discrição. Não transformou aquela situação num espetáculo.Jesus era sempre muito discreto... Semelhantemente, nós também temos que evitar os "shows" tão em voga nos dias atuais, pois não há qualquer poder em nós. Somos simples servos e servos inúteis, pois fazemos apenas aquilo que é suposto fazermos.

Avancemos, agora, para Lucas 5:12. Neste texto, encontramos um leproso que foi rogar a Jesus que o curasse. A lepra era uma doença muito comum naquela época. Sendo altamente contagiosa, as pessoas que padeciam deste mal tinham que viver isoladas da restante população, a fim de não a contaminarem. No entanto, Jesus não tinha qualquer problema em misturar-se com essas pessoas. E nós? Seguimos o exemplo de Jesus ou evitamos misturar-nos com os "leprosos" da nossa sociedade? Como é que reagimos ante aqueles que andam mal vestidos ou aqueles cujo cheiro não é nada agradável?

Quando temos comunhão íntima com Deus é mais fácil sermos parecidos com Jesus e tratarmos as pessoas como Ele tratava. Assim, não descuremos a nossa intimidade com o Pai Celestial. Ela é fundamental. Jesus, apesar do poder que tinha, não prescindia da oração. Ele retirava-se para ficar a sós com o Pai. A oração equilibra a nossa vida. Oxalá jamais abdiquemos dela!




Sem comentários:

Enviar um comentário